10/09/2021 - 10:32
Uma das lideranças das manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o caminhoneiro Marcos Antônio Pereira Gomes, que usa o apelido de Zé Trovão, disse que não vai se entregar à polícia, como tinha prometido. Em novo vídeo divulgado, ele avisou que segue em fuga e orientou bolsonaristas a “invadir Brasília”.
Com ordem de prisão expedida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), Gomes está no México, onde havia sido localizado pela Polícia Federal (PF) em um hotel, mas está novamente foragido. Em seu canal no Telegram, o caminhoneiro segue incentivando a paralisação de caminhoneiros e o afastamento de ministros do STF.
+ Zé trovão agora diz que não se entrega e desassocia Bolsonaro de caminhoneiros
+ Polícia Federal localiza caminhoneiro Zé Trovão foragido no México
“Estou mais uma vez fugido. Não vou me entregar, não querem que me entregue. Não vou me entregar. Estou lutando com vocês. Vamos para cima, vamos entupir Brasília, minha gente. Entrem em Brasília agora todo mundo. Cadê o povo de Brasília para entupir Brasília e ir para a frente do Senado Federal? Precisamos cobrar uma atitude de Rodrigo Pacheco (DEM-MG, presidente do Senado)”, declarou o fugitivo.
No Twitter, o deputado Alencar Braga (PT-SP) divulgou um vídeo em que Gomes é flagrado em uma loja Starbucks ao lado de Oswaldo Eustáquio, blogueiro bolsonarista preso na investigação de atos antidemocráticos – Moraes já decretou nova prisão para Eustáquio.
Mesmo com o áudio divulgado pelo presidente pedindo para interromper as greves de caminhoneiros, Zé Trovão tenta desassociar Bolsonaro dos protestoes de caminhoneiros, que seriam em favor do Brasil.
“As paralisações precisam ter faixas com a cara do Alexandre de Moraes, pedindo o impeachment dele. Tirem as faixas em que está escrito Bolsonaro, apoio a Bolsonaro. Não estamos lutando a favor do Bolsonaro, estamos lutando a favor da família brasileira”, disse Gomes.
Aliados tentam habeas corpus para Trovão
O deputado federal Vitor Hugo (PSL-GO) declarou que vai apresentar o pedido de habeas corpus ao caminhoneiro foragido junto com os parlamentares Bibo Nunes (PSL-RS) e Carla Zambelli (PSL-SP).
“Vamos protocolar o mais rápido possível um Habeas Corpus em favor do Zé Trovão. A liberdade de expressão é um dos mais valiosos direitos fundamentais previstos em nossa CF e precisa ser defendido por cada um de nós a todo momento e a todo custo”, afirmou no Twitter.