O mercado de games está passando por uma ressignificação nos últimos anos e os arcades – ou os eternos fliperamas – estão em extinção pelo mundo. Nesta semana, o Ikebukuro Gigo, um dos mais icônicos arcades da Sega no Japão, encerrou suas atividades.

Aberto por 28 anos, o estabelecimento teve seu fechamento anunciado há 1 mês e uma enxurrada de fãs tomaram as ruas de Toshima, em Tóquio, para se despedir do centro de games.

+ Cristiano Ronaldo supera Messi em lista de jogadores mais bem pagos da Forbes

Veja como foi a despedida dos fãs japoneses:

Segundo a mídia japonesa, o gerente do Ikebukuro subiu no topo de uma escada, logo após o fechamento do local, para contar a história do arcade. Com nove andares, o arcade era considerado ponto turístico para entusiastas de jogos e, desde 2013, contava com investimentos da Sega, que inseriu seu logotipo na entrada do fliperama.

O fechamento não está ligado a questões financeiras e o fim do acordo de concessão do prédio foi fator principal no encerramento das atividades.

Segundo o Olhar Digital, dados de novembro de 2020 apontam que a Sega vendeu 85% da divisão de arcades além do fechamento da unidade de Akihabara.