O Fundo Monetário Internacional (FMI) elevou a previsão para o desempenho da economia da China, mas manteve inalterada as projeções para o Produto Interno Bruto da Índia, no relatório Perspectiva Econômica Mundial (WEO, na sigla em inglês), divulgado nesta sexta-feira, 17.

O FMI revisou a projeção para a expansão da economia chinesa em 2025 de 4,5% no relatório de outubro para 4,6% no documento divulgado hoje.

“Esta revisão refletiu a transferência de ímpeto (carryover) de 2024 e o pacote fiscal anunciado em novembro, que compensam, em grande parte, o efeito negativo sobre o investimento devido ao aumento da incerteza da política comercial e do mercado imobiliário”, notou o fundo.

Para 2026, a estimativa de crescimento do país asiático passou de 4,1% pra 4,5%, à medida que os efeitos da incerteza com política comercial devem se dissipar.

O aumento da idade de reforma da previdência também deve abrandar o declínio da oferta no mercado de trabalho, segundo o FMI.

Índia

Em relação à Índia, o FMI manteve os prognósticos de expansão em 6,5% para o ano fiscal iniciado em abril de 2025 e igual mês de 2026.

Japão

O FMI ainda manteve inalteradas as projeções para o PIB do Japão, em 1,1% em 2025 e 0,8% em 2026.