04/09/2020 - 9:54
Uma fábrica de produção da gigante do setor de cervejas AB InBev na Bélgica fechou as portas na quinta-feira devido a descoberta de um foco de infecção de coronavírus, segundo a Rádio e TV belga em Francês (STBF).
Trata-se da fábrica de Jupille-sur-Meuse, perto de Liège (no leste do país), cidade que inspirou o nome da Jupiler, uma das marcas mais conhecidas da empresa.
+ Hong Kong autoriza retomada da importação de carne de frango da Aurora Alimentos
+ Agricultura recebe comunicado de Hong Kong sobre frango da Aurora
Nove funcionários testaram positivo para o novo coronavírus em apenas oito dias, e um deles está hospitalizado em “estado crítico”, disse à AFP Patrick Rehan, do sindicato socialista FGTB.
Rehan criticou a administração da empresa por demorar na tomada de medidas adequadas.
“A instalação está fechada desde ontem (quinta-feira)”, apontou o dirigente sindical.
O foco da infecção foi descoberto no departamento de logística e transporte, setor que emprega cerca de 100 pessoas do total de 750 da fábrica.
Em reunião esta manhã com representantes da direção do grupo, líderes sindicais exigiram o afastamento dos responsáveis, segundo Rehan.
“Pessoas que não lidaram bem com a situação não têm mais lugar aqui”, disse.
Questionada pela AFP, a administração não respondeu imediatamente.
De acordo com o sindicato FGTB, quase 100 funcionários da Jupille foram testados desde quinta-feira.
A Bélgica é um dos países europeus mais atingidos pela pandemia de coronavírus em números absolutos.
No entanto, o país optou desde o início da crise numa ampla contagem de óbitos, já que o total inclui os casos possivelmente ligados ao vírus, sem necessariamente um teste que tenha confirmado essa suspeita.
Assim, as autoridades anunciaram 86.544 casos e 9.899 mortes nesta sexta-feira, uma das maiores taxas de mortalidade do mundo em relação à população (cerca de 11,5 milhões de habitantes).
Além da Jupiler, a cervejaria belgo-brasileira AB InBev, com sede em Leuven, no centro da Bélgica, é dona das marcas Budweiser, Stella Artois e Corona.