25/01/2002 - 8:00
Atenção, clientes de bancos: a partir de agora vale reclamar por erros cometidos em qualquer instituição financeira direto ao Banco Central. Se aparecerem débitos irregulares na conta corrente, juros indevidos e taxas abusivas, a Central de Atendimento ao Público do Banco Central pode resolver o problema. Um batalhão de atendentes, que sabem na ponta da língua as novas regras do Código do Cliente Bancário, está de prontidão, de segunda a sexta-feira. A regra no BC é tomar as medidas cabíveis e reparar erros e danos a qualquer tipo de reclamação. Já os bancos têm de se cuidar. Cada infração cometida vai ser transformada em pontos para o ranking dos piores em atendimento ao cliente do País, que será divulgada em abril pelo próprio Banco Central. Quanto maior o número de reclamações, mais alta será a posição da instituição na lista negra que estará à disposição na internet no site www.bcb.gov.br. E mais: a cada 30 dias, os pontos serão totalizados e o ranking será atualizado.
Além do telefone (0800-992345), as reclamações podem ser feitas pessoalmente em uma das 10 unidades do BC nas principais capitais ou mesmo por carta. Outra opção é fazer a queixa por e-mail (cap.secre@bcb.gov.br). O horário de atendimento é um pouco curto, das 9 às 16 horas. A recomendação do BC é que qualquer dificuldade no atendimento bancário seja relatada. Nem sempre, porém, o Banco Central poderá resolver o problema.
No caso de reclamações sobre falta de informação ou mau atendimento, por exempo, a dica é resolver o problema com a gerência, porque não há normas do BC para regulamentar o assunto. Quando o tema são as longas filas, o conselho é ter paciência: essa questão está restrita às Prefeituras. Somente elas têm poder para fiscalizar e ditar punições. Se a reclamação estiver relacionada a um saque não identificado no extrato, o cliente deve procurar o BC apenas se o assunto não foi resolvido dentro da própria agência.