09/01/2017 - 18:18
A Ford anunciou nesta segunda-feira, no Salão do Automóvel de Detroit, que voltará a produzir dois modelos míticos nos Estados Unidos para substituir o Focus, que será fabricado no México.
A marca retomará a produção do jipe Bronco e da picape Ranger, informou o presidente, Mark Fields, em coletiva de imprensa no primeiro dia do salão.
Os dois veículos serão montados na fábrica de Wayne, no Michigan (norte do país), o que permitirá preservar 3.000 empregos ameaçados pela partida de modelos urbanos, entre os quais o Ford Focus.
Este é o segundo grande anúncio em uma semana da Ford para criar ou preservar empregos nos Estados Unidos desde que Donald Trump ameaçou taxar as importações mexicanas com o objetivo de obrigar os grandes fabricantes automotivos presentes nos Estados Unidos a parar de se deslocar para outros países.
A segunda maior fabricante de veículos dos EUA anunciou na semana passada que não investiria mais 1,6 bilhão de dólares no México para injetar quase a metade deste valor nos Estados Unidos, criando 700 empregos.
lo/jt/nk/jb/cc/mvv