A Fórmula 1 disputa neste domingo (20), as 10h (horário de Brasília), a 22ª e última etapa da temporada 2022, o Grande Prêmio de Abu Dhabi. Hoje, logo mais acontece o treino classificatório (veja horário nesta reportagem).

Embora os títulos de pilotos e construtores já estarem definidos, em favor de Max Verstappen e da Red Bull, ainda há muito o que se observar nesta corrida final. Confira 10 pontos que merecem atenção neste fim de semana:

+ Verstappen culpa mídia por fazê-lo parecer mau e critica abuso online

  • Briga pelo vice de pilotos: Sergio Pérez (Red Bull) e Charles Leclerc (Ferrari) chegam a Abu Dhabi empatados na segunda colocação no campeonato de pilotos, 290 pontos para cada, e brigam para ver quem será o vice-campeão. George Russell tem chances matemáticas nesta briga.
  • Racha na Red Bull: A briga pelo vice, aliás, rendeu um racha dentro da equipe Red Bull, quando Max Verstappen se negou a ceder sua posição para Pérez durante o GP de São Paulo, na semana passada, em Interlagos. O mexicano criticou duramente o bicampeão do mundo ao final da corrida. “Mostrou quem realmente ele é”, disse na ocasião.
  • Briga pelo vice de equipes: A briga pela segunda colocação no campeonato de equipes também está aberta, já que Ferrari e Mercedes estão separadas por 19 pontos. Apesar da vantagem, a equipe italiana vem de um série de erros de estratégia, enquanto os alemães pararecem ter encontrado o bom ritmo de seu carro.
  • Alpine contra McLaren: A briga pelas duas equipes envolve apenas a quarta colocação entre os construtores, mas é a batalha que mostrará quem foi a melhor depois das grandes Red Bull, Ferrari e Mercedes. A vantagem também é de 19 pontos, neste caso para os franceses.
  • Despedida de Vettel: O tetracampeão Sebastian Vettel se aposentará da Fórmula 1 após a prova de Abu Dhabi. O alemão deve receber uma série de homenagens ao longo do fim de semana, e ainda foi responsável por um jantar que reuniu todos os pilotos titulares da temporada. Algo raro de acontecer.
  • Ricciardo fora: Uma despedida forçada é a do australiano Daniel Ricciardo. Depois de perder seu assento na McLaren para o jovem Oscar Piastri, Ricciardo não conseguiu uma vaga para competir em 2023 e vai assumir a vaga de piloto reserva na Red Bull.
  • Schumacher também: Mais um que perdeu o cockpit para o próximo ano, Mick Schumacher pode estar disputando em Abu Dhabi sua última corrida na Fórmula 1. Numa temporada com altas e baixos na equipe Haas, o filho de Michael Schumacher deu prejuízo a sua equipe ao se acidentar com certa frequência, como na Arábia Saudita e em Mônaco, onde ele destruiu os carros. Seu substituto será o veterano alemão Nico Hulkenberg
  • Latiffi a pé: O canadense Nicolas Latiffi foi outro que perdeu a chance de continuar na categoria ao apresentar um fraco desempenho. Desde que estreou pela Williams em 2020, foi batido com frequência por seus companheiros de equipe, primeiramente por George Russell, e neste ano por Alex Albon. Seu assento ficará com o norte-americano Logan Sargeant.
  • Brasileiros andaram bem no TL1: O Treino Livre 1 em Abu Dhabi teve a presença dos brasileiros Pietro Fittipaldi, na Haas, e Felipe Drugovich, na Aston Martin. E os dois tiveram um bom desempenho. Fittipaldi foi o 17º no treino, mas com o tempo muito próximo do piloto titular da equipe, Kevin Magnussen, que foi o 16º. Já Drugovich, teve seu primeiro contato com o carro de Fórmula 1 de 2022 e terminou na 20ª colocação, dois segundos mais lento que Lewis Hamilton, da Mercedes, o mais rápido na sessão.
  • Patrocinadores brasileiros: A presença de Fittipaldi e Drugovich trouxe também patrocinadores brasileiros a categoria. A Haas, por onde corre Fittipaldi, ostenta desde o GP do México o logo da Oakberry, enquanto a Aston Martin, de Drugovich, traz a marca da XP Investimentos desde o GP de São Paulo. Em Abu Dhabi foi a vez da Porto Seguro também ter seu nome no carro da equipe inglesa.

Horários do Grande Prêmio de Abu Dhabi:

Sábado (19)

Classificação – 11h00 – Band

Domingo (20)

Corrida – 10h – Band