A Fórmula 1 disputa, neste domingo (2), o Grande Prêmio da Austrália, corrida válida pela 3ª etapa do Campeonato Mundial de 2023 e traz a expectativa de mais um domínio da equipe Red Bull. A prova será realizada num circuito provisório nas ruas em torno do Albert Park, em Melbourne, palco da etapa australiana desde 1996.

A atual temporada tem sido dominada pelos carros da Red Bull, com a equipe austríaca ocupando as duas primeiras posições nas corridas realizadas até agora. No Bahrein, Max Verstappen venceu com Sérgio Perez em segundo, enquanto que na Arábia Saudita, coube ao mexicano chegar ao lugar mais alto do pódio com o holandês na segunda posição.

+ Veja 7 motos elétricas que já rodam no Brasil; confira preços e diferenças

No campeonato, Verstappen lidera com apenas um ponto de vantagem para o companheiro de equipe, enquanto Fernando Alonso surpreende na terceira coloação com a Aston Martin, após ir ao pódio nas duas corridas realizadas.

Expectativa de muitas ultrapassagens

Apesar de algumas características de uma pista de rua, com poucas áreas de escape e muros próximos, o traçado de Melbourne possui longas retas e trechos de alta velocidade. Numa tentativa de facilitar as ultrapassagens, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) adotará quatro zonas de DRS para a corrida, onde o piloto pode reduzir a pressão aerodinâmica do carro através do aerofólio traseiro móvel para tentar ultrapassar o carro que vai a sua frente.

Para nós brasileiros, a etapa australiana exigirá um pouco de esforço para acompanhar todas as atividades devido ao fuso horário, com a definição do grid de largada e a corrida ocorrendo por volta das 2h da madrugada. Confira onde assistir ao Grande Prêmio da Austrália:

Quinta-feira – 30 de março

Treino Livre 1 – 22h30 – BandSports

Sexta-feira – 31 de março

Treino Livre 2 – 2h00 – BandSports
Treino Livre 3 – 22h30 – BandSports

Sábado – 1º de abril

Classificação – 2h00 – Band e BandSports

Domingo – 2 de abril

Corrida – 2h00 – Band