O circo da Fórmula 1 já está no Brasil para a realização, neste domingo (13), do Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos, na capital paulista.

O evento marca os 50 anos da corrida brasileira no calendário da Fórmula 1, numa trajetória recheada de corridas emocionantes, decisões de campeonatos, além de nove vitórias de cinco pilotos brasileiros: Emerson Fittipaldi (1973 e 1974), José Carlos Pace (1975), Nelson Piquet (1983 e 1986), Ayrton Senna (1991 e 1993) e Felipe Massa (2006 e 2008).

+ “Agora sou um de vocês”, diz Lewis Hamilton aos brasileiros após se tornar cidadão honorário

Título decidido em seis oportunidades

Se em 2022 o holandês Max Verstappen chega ao Brasil já consagrado campeão do mundo, a pista de Interlagos foi o palco da decisão de campeonato em seis oportunidades. Foi no circuito paulista que o espanhol Fernando Alonso conquistou seus dois títulos na categoria, nos anos de 2005 e 2006. Em 2007, foi a vez de Kimi Raikkonen se sagrar campeão na etapa brasileira, derrotando a dupla da McLaren, Fernando Alonso e Lewis Hamilton, que também estavam na disputa.

Em 2008, talvez tenha sido a final mais emocionante da história da categoria, mas também a com gosto mais amargo para nós brasileiros. Felipe Massa precisava vencer a corrida e torcer para que Hamilton chegasse da 6ª colocação para trás. O brasileiro fez a sua parte e venceu numa apresentação dominante. Já o inglês sofria com a estratégia de corrida da McLaren e vinha na sexta colocação até a última curva, quando ultrapassou o alemão Timo Glock para garantir o 5º lugar e o primeiro de seus sete títulos.

Em 2009 foi a vez do britânico Jenson Button se sagrar campeão no Brasil, enquanto que em 2012, o alemão Sebastian Vettel conquistou o segundo de seus quatro campeonatos mundiais de Fórmula 1.

Hamilton cidadão brasileiro

A semana da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Fórmula 1 começou com a homenagem ao heptacampeão Lewis Hamilton. Na segunda-feira (7), o inglês esteve na Câmara dos Deputados em Brasília, onde recebeu o título de cidadão brasileiro honorário, num evento que lotou o plenário.

GP Brasil agora é GP São Paulo

Conhecida por muitos anos como Grande Prêmio do Brasil, a corrida em nosso país passou a adotar um novo nome desde o ano passado, quando o então prefeito João Dória assinou um novo contrato com a organização da Fórmula 1, garantindo a realização da corrida até 2025 e com o novo nome de Grande Prêmio de São Paulo.

Ingressos esgotados

Os ingressos para a corrida estão esgotados. A retirada de ingressos adquiridos pelo site oficial do evento deverá ser feita no local indicado no momento da compra:

  • Central de Atendimento do autódromo de Interlagos (av. Senador Teotônio Vilela, 260), que funcionará até o dia 13 de novembro, nos seguintes horários: até 10 de novembro, das 9h às 17h; dias 11 e 12 de novembro, das 7h às 17h, e no dia 13 de novembro, das 7h ao meio-dia.
  • Ponto de retirada de ingressos do GP São Paulo de F1 no Shopping Market Place (av. Doutor Chucri Zaidan, 902, Vila Cordeiro), que ficará aberta até o dia 12 de novembro, nos seguintes horários: de segunda à sábado das 10h às 22h, domingos e feriados das 14h às 22h.

Como chegar

Não é recomendado ir de carro ao autódromo de Interlagos nos dias do GP São Paulo de F1. Entre as opções de transportes destacadas pela organização do evento são:

  • Transporte executivo: Transporte Executivo Oficial do GP São Paulo de F1, com frota de ônibus monitorada. Os pontos de embarque, nos três dias do evento, são: Hotel Holiday Inn (Anhembi), Hotel Intercontinental (Jardins), Shopping Market Place (Vila Cordeiro) e Espaço Oca (Ibirapuera). O valor é de R$ 120 por pessoa, para ida e volta por dia do evento, e pode ser parcelado em até 6x no cartão de crédito. Mais informações neste link ;
  • Transporte público: A SPTrans e a CPTM preparam esquemas especiais de transporte público para o autódromo de Interlagos nos dias do evento. Para mais informações acesse: SPTrans especial F1 e/ou CPTM;
  • Traslado de helicóptero: Air Jet. Para mais informações e reservas acesse o site da empresa.

Abertura dos portões

Os portões do autódromo abrirão para o público às 8h de sexta a domingo do GP São Paulo de F1. Nos três dias do evento o público poderá entrar até às 15h. Ressaltamos que não será permitida admissão após esse horário.

Confira os horários e onde assistir ao GP de São Paulo de Fórmula 1:

Sexta-feira (11)

Treino Livre 1 – 12h30 – BandSports
Classificação – 16h – Band

Sábado (12)

Treino Livre 2 – 12h30 – Band
Corrida Sprint – 16h30 – Band

Domingo (13)

Corrida – 15h – Band