A equipe Haas de Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira (11) que o brasileiro Pietro Fittipaldi participará dos treinos livres dos Grandes Prêmios do México e de Abu Dhabi da temporada 2022.

Pietro participará do treino livre 1 das duas etapas para atender uma demanda do regulamento, que prevê que as equipes devem colocar um jovem piloto em uma sessão de treino oficial em cada um de seus carros ao longo da temporada.

+ Red Bull e Aston Martin violaram regras de teto de gastos da F1 em 2021

Piloto reserva da equipe norte-americana desde o final de 2018, Fittipaldi foi o último brasileiro a participar de uma corrida na categoria, quando correu pela mesma Haas os GPs do Sakir e de Abu Dhabi de 2020, substituindo ao francês Romain Grosjean, que se recuperava do acidente sofrido na corrida do Bahrein do mesmo ano.

Em 2022, ele chegou a pilotar o atual carro do time durante os testes de pré-temporada depois que russo Nikita Mazepin perdeu a vaga em função da invasão da Ucrânia pela Rússia. O dinamarquês Kevin Magnussen acabou sendo escolhido para assumir a vaga de piloto titular.

Dois pilotos brasileiros em Abu Dhabi

O Grande Prêmio do México será realizado entre os dias 28 e 30 de outubro, no Autódromo Hermanos Rodrigues, e será a 20ª etapa do campeonato.

Já a prova de Abu Dhabi está marcada para os dias 16 e 18 de novembro, na pista de Yas Marina e marcará o fim do campeonato deste ano, que já tem Max Verstappen como campeão antecipado.

O Brasil terá dois pilotos participando do treino livre 1 em Abu Dhabi, já que além de Pietro, Felipe Drugovich participará da sessão pela equipe Aston Martin. Este será o primeiro contato de Drugovich, campeão da Fórmula 2 em 2022, com um carro de Fórmula 1.

Confira o post da equipe Haas onde Fittipaldi anuncia sua participação nestas duas etapas: