02/09/2022 - 12:43
O australiano Oscar Piastri foi anunciado nesta sexta-feira (2) como piloto da equipe McLaren para a temporada 2023 da Fórmula 1. O jovem piloto estava envolvido numa disputa com sua atual equipe, a Alpine, e foi preciso a intervenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para a definição do seu futuro.
+ Fórmula 1: veja horários e onde assistir ao GP da Holanda; transmissões já começaram
Piloto de desenvolvimento da Alpine, Piastri, tinha contrato com os franceses mas assinou com a McLaren alegando que seu time atual não cumpriu uma cláusula que garantia uma posição de piloto titular na categoria até o dia 31 de junho.
O imbróglio foi parar no Conselho de Reconhecimento de Contratos da FIA, que decidiu de maneira unânime que o acordo entre o australiano e a McLaren, assinado em 4 de julho, é válido.
Logo que a decisão foi divulgada, a McLaren anunciou em suas redes sociais que Piastri defenderá o time nas temporadas de 2023 e 2024, ao lado do britânico Lando Norris. O atual piloto da equipe, o também australiano Daniel Ricciardo, procura uma vaga para permanecer na Fórmula 1.
Nova promessa
Embora ainda não tenha feito sua estreia numa corrida oficial de Fórmula 1, Oscar Piastri se tornou um piloto disputado dentro da categoria pelo seu retrospecto nas divisões menores do automobilismo.
Em 2019 foi campeão na Fórmula Renault Eurocup, sendo novamente campeão em 2020 em seu ano de estreia na Fórmula 3, repetindo o desempenho em seu primeiro ano na Fórmula 2 em 2021.
Com o acerto de Piastri na McLaren , vão se definindo os pilotos que estarão correndo na Fórmula 1 no próximo ano. As equipes Alpine, Alfa Romeo, Haas, Alpha Tauri e Williams ainda têm uma vaga em aberto cada.
Formação das equipes para 2023 até o momento:
Red Bull: Max Verstappen e Sérgio Perez
Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz
Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
Alpine: Esteban Ocon
McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
Alfa Romeo: Valtteri Bottas
Haas: Kevin Magnussen
Alpha Tauri: Pierre Gasly
Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
Williams: Alex Albon