O holandês Max Verstappen tem neste domingo (9) mais uma chance de assegurar o título da temporada 2022 do Campeonato Mundial de Fórmula 1, durante o Grande Prêmio do Japão.

A corrida na pista de Suzuka volta ao calendário depois de uma ausência de dois anos devido a pandemia. O técnico e desafiador circuito japonês costuma ser palco de decisões de campeonatos, com boas lembranças para nós brasileiros, inclusive. Afinal foi ali que Nelson Piquet venceu o campeonato de 1987 e Ayrton Senna conquistou todos os seus três títulos mundiais (1988, 1990, 1991).

+ Carros comprados pela internet: especialistas dão dicas para não cair em golpes

Para Verstapeen, atual campeão do mundo, esta é a segunda corrida em que ele pode definir o campeonato deste ano. Na etapa anterior, no GP de Cingapura, uma série de erros da Red Bull e do próprio piloto fizeram com que a primeira chance de assegurar o caneco fosse desperdiçada.

Mas, com um desempenho tão avassalador ao longo do ano, o holandês consegue se sagrar campeão dependendo apenas de si, já que em caso de vitória ele nem precisa se preocupar com Charles Leclerc e Sérgio Pérez.

Ele só passa a torcer contra seus adversários se chegar entre a 2ª e 6ª colocação ao final da corrida. Se o holandês chegar da 7ª posição para trás, nenhuma combinação de resultado de Leclerc e Pérez define o campeonato e a disputa chegará em aberto para a próxima corrida, o GP dos Estados Unidos, em 23 de outubro.

Confira os horários para os treinos e corrida no Japão de Fórmula 1:

Sexta-feira (7)

Treino Livre 1 – 00h – Bandsports
Treino Livre 2 – 03h – Bandsports

Sábado (8)

Treino Livre 3 – 00h – Bandsports
Classificação – 03h – Band e Bandsports

Domingo (9)

Corrida – 02h – Band