04/09/2021 - 18:01
Uma foto do do mexicano Alejandro Prieto se destacou entre os 22 mil participantes do concurso Bird Photographer of the Year (Fotógrafo de Aves do Ano). Ele capturou o momento em que papa-léguas é visto em frente ao muro que divide a fronteira dos Estados Unidos com o México. Pela foto, ganhou 5 mil libras esterlinas (R$ 35 mil no câmbio de hoje, 4).
A espécie, uma das aves mais famosas do sudoeste da América do Norte, é conhecida por ter inspirado o personagem de desenho animado Papa-Léguas que estava sempre escapando de seu predador, o Coiote (nome também usado para os guias das travessias ilegais por essa fronteira).
+ Festival de fotografia reunirá profissionais de comunidades do Rio
Segundo Prieto, em entrevista à BBC, a foto evidencia a ameaça que o muro representa para a biodiversidade da região de fronteira, caracterizada por ser um delicado ecossistema com alto fluxo migratório de animais e pássaros que se deslocam para o norte e sul do continente.
“O muro na fronteira atravessa desertos, montanhas e até manguezais. É uma área não só desértica, mas também de grande biodiversidade, com mais de 1,5 mil espécies de animais e plantas ameaçadas pelo muro”, alertou Prieto. O fotógrafo, nascido em Guadalajara, documenta a vida selvagem da fronteira há mais de um ano.