A varejista de artigos esportivos Decathlon anunciou que vai parar de vender caiaques em algumas lojas no norte da França, nas cidades litorâneas de Calais e Boulogne. O movimento é uma tentativa de evitar que imigrantes os usem para fazer a perigosa travessia marítima para a Inglaterra, pelo Canal da Mancha.

De acordo com matéria da CNN, a empresa francesa ressaltou que só será possível comprar os barcos online com entrega em domicílio. A mudança ocorre em meio a um número recorde de imigrantes cruzando o Canal da Mancha em pequenos barcos para chegar à costa britânica.

+ Loja de departamentos Kiabi, dos donos da Decathlon, inicia operação no Brasil

Durante a semana passada, as autoridades locais relataram que mais de 1 mil pessoas fizeram a travessia. Destas, 272 pessoas estavam à deriva. Muitos estão arriscando suas vidas em barcos inadequados em uma tentativa desesperada de cruzar uma das rotas de navegação mais movimentadas do planeta.

As travessias se tornaram um motivo de tensão entre o Reino Unido e a França, com o governo britânico chamando de “inaceitável” o número de migrantes que partem da costa francesa, em um comunicado à CNN.