A onda de calor que tem atingido o Brasil nas últimas semanas tem movimentado alguns tipos de negócios mais sazonais no país. Com temperaturas batendo recorde atrás de recorde em várias cidades, uma franquia de açaí com lojas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, praticamente quadruplicou seu faturamento nos dias mais quentes deste ano.

A The Best Açaí tem 238 unidades em operação e, só no último dia 17 de setembro, vendeu mais de R$ 2,6 milhões em açaí, registrando um recorde histórico para a marca. Para se ter dimensão do volume, em um dia normal no mesmo período do ano passado, a rede costuma registrar um faturamento de R$ 750 mil.

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Como base de comparação, no mesmo dia de 2022 a empresa faturou cerca de R$ 1 milhão em vendas. Ou seja, o faturamento mais que duplicou em um ano com aumento do calor, da estrutura da própria rede e de estratégias específicas de negócio.

No último domingo, data em que as temperaturas também ficaram acima da média em várias grandes cidades brasileiras, a rede registrou um faturamento total de R$ 2,3 milhões, que somam-se aos demais números e podem garantir um crescimento vertiginoso para a marca ao final de 2023.

A previsão é de que a The Best Açaí fature cerca de R$ 350 milhões ao findar do ano. A franquia, que opera em um modelo de self-service, pretende chegar a 500 unidades em funcionamento até dezembro de 2023.

Só sazonalidade não garante sucesso

Apesar de ser encarado como um fator primordial para o aumento das vendas, só o calor não garante os números recordes para a The Best Açaí. Segundo o fundador e CEO da franquia, Sérgio Kendy, a partir de agosto as unidades já começam a sentir os efeitos da sazonalidade, com o aumento da temperatura e das vendas. Entretanto, a experiência do cliente é o foco principal para garantir o sucesso do negócio.

“Quem tem negócio de açaí e sorvete tem o sol como melhor amigo. Mas o sucesso está na qualidade, padronização e diversidade do buffet, no custo-benefício e na experiência da loja que foge do tradicional verde e roxo, sendo toda colorida, instagramável, acolhedora”, diz Kendy.

Ainda segundo o CEO da marca, apesar do aumento das vendas ser muito bem vindo, a sazonalidade é desafiadora, pois exige muito mais da operação das lojas. O açaí produzido pela franquia, que vem direto do Pará, é processado na indústria do Grupo The Best, dono da marca, localizada em Londrina, no Paraná. Lá, o açaí é preparado para chegar às lojas quase pronto para o consumo. Recentemente, o Grupo The Best investiu R$ 15 milhões na ampliação e modernização da planta.

Especialista aponta cuidados com negócios sazonais

A sazonalidade faz parte do dia a dia de muitos negócios. Enquanto alguns faturam mais no inverno, outros podem faturar mais no verão. Por isso, entender a dinâmica da operação, se planejar adequadamente e orientar colaboradores e franqueados é fundamental para que esse tipo de empresa “lucre” na hora certa. É como avalia o especialista em varejo e franchising, Marcelo Cherto, que é CEO da Cherto Consultoria. Para ele, a palavra-chave é preparação.

“Tem que estar preparado para o período de pico. Para isso, o planejamento é fundamental. Ter transparência com seus franqueados e orientá-los sobre a sazonalidade. É preciso entender que vão haver dias ótimos e dias de vacas magras”, afirma.

No planejamento, segundo Cherto, deve constar a preparação para o período de aumento de vendas, já cobrindo as demandas que surgirão como, por exemplo, aumento do efetivo, da produção e do fluxo de caixa. “Isso é da dinâmica de certos negócios. Não pode deixar faltar produto. E uma campanha bem direcionada pode ser certeira”, acrescenta.