Com uma boa perspectiva no mercado de roupas semi-novas, uma franquia de brechó brasileira projeta crescer 200% em receitas em 2024. Uma pesquisa da GlobalData divulgada por um dos maiores brechós on-line dos Estados Unidos, o thredUp, revela que o mercado de roupas de segunda mão já cresce mais do que o do varejo em geral. A previsão é que o setor atinja US$ 64 bilhões (equivalente a R$ 317 bilhões) de faturamento em cinco anos e que, até 2029, ultrapasse o de fast fashion.

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No Brasil, essa realidade não é muito diferente. De acordo com a pesquisa do Instituto de Economia Gastão Vidigal, vinculado à Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP), em 2022, houve um aumento de aproximadamente 30% no volume de vendas de brechós. Esse número supera o faturamento registrado em 2021, que atingiu a marca de R$ 2,9 bilhões.

Além disso, segundo os dados apresentados pelo SEBRAE no início de 2023, o Brasil abrigava 118.778 brechós em plena operação. Isso demonstra um notável crescimento de 30,97% ao longo dos últimos cinco anos.

Na onda desse mercado, surfa a Arena Baby, uma rede de franquias de peças infantis seminovas. Fundada em 2015 pelos irmãos Flávio Thenório e Giovanna Domiciano, a empresa surgiu como uma oportunidade de comercializar roupas e itens infantis usados, mas que estavam em bom estado. Atualmente, além desse formato de produtos, a rede conta também com artigos novos, no modelo de outlet, ou seja, com preços acessíveis.

Para Giovanna, o sucesso está ligado a dois fatores principais. O primeiro é a nova onda de consumidores, que busca por um consumo mais consciente, prezando pelo bem do meio ambiente. Dessa forma, trazer novas oportunidades para peças que foram pouco utilizadas tem um significado ainda maior.

“Mais especificamente quando falamos de bebês, o uso das roupas e dos artigos infantis tem um prazo muito curto de uso, afinal, a cada mês ele cresce, mudando as necessidades e tudo aquilo que havia sido comprado fica para trás. Com os brechós, famílias que não tem condições de comprar tudo novo, conseguem se beneficiar, adquirindo produtos seminovos e ainda sim de alta qualidade”, complementa. 

Pegando esse gancho, a fundadora explica que o poder de compra dos brasileiros é outro fator que influenciou nesse mercado. Inclusive, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população perdeu quase metade do poder de compra nos últimos 10 anos.

Diante deste cenário, negócios relacionados ao brechó ganharam mais espaço e estão se desenvolvendo a cada ano. A Arena Baby, por exemplo, registrou um faturamento de mais de R$ 17 milhões em 2023, triplicando o valor comparado a 2022. Ou seja, totalizando um crescimento de 400% entre um ano e outro. Em números de lojas abertas, a franquia registrou 28 unidades inauguradas.

Projeções da franquia de brechó para 2024

Com altas expectativas para 2024, Flávio Thenório está otimista com relação ao futuro da Arena Baby.

“Baseado no desenvolvimento da rede, estamos projetando um faturamento de cerca de R$50 milhões, com um crescimento de 160% em números de unidades”, explica o fundador. 

Em números reais, a Arena Baby pretende abrir mais 87 lojas espalhadas pelo Brasil, dos seus mais diversos modelos. Inclusive os investimentos iniciais vão de R$130 mil até R$640 mil.

“Esperamos nos desenvolver ainda mais, expandindo o número de franqueados pelo país, com todo o suporte e qualidade que nós oferecemos. Além disso, estamos abertos a collabs com marcas do varejo, já que também temos linhas de peças novas. Estamos indo com tudo nesse novo ano e pretendo melhorar ainda mais nossos processos operacionais”, finaliza o executivo.