16/10/2002 - 7:00
Em sua mansão encravada no centro de Santiago, Dom Arturo Cousiño, dono de uma das vinícolas mais importantes do Chile, a Cousiño Macul, pergunta ao jovem convidado brasileiro:
?Hijo, em que ano você nasceu?
O garotão, de 25 anos, responde:
?1952.
Dom Arturo faz um sinal com a cabeça ao mordomo, que deixa a sala e volta em instantes com uma garrafa nas mãos. É um Cousiño Macul safra 1952, sorvido às gargalhadas no festivo almoço que transformaria para sempre a história do consumo de vinhos no Brasil. ?Fiquei fascinado com aquele mundo?, relembra hoje Otávio Piva de Albuquerque, fundador do Gupo Expand, maior importador de bebidas da América Latina e considerado o fomentador de um mercado que era praticamente nulo antes dele e hoje movimenta R$ 2,4 bilhões ao ano no País. ?Foi naquele almoço que eu tive a certeza de estar apostando no negócio certo.?
O festim com Dom Arturo se deu em 1978 e nos 24 anos seguintes Otávio construiu um grupo empresarial cujos domínios vão além da importadora. Só para os vinhos (2.500 variedades), existem 35 mil clientes, entre atacadistas, hotéis, restaurantes e varejistas. No momento, Otávio se ocupa da expansão da sua rede de lojas, as Expand Stores. Já são 17 no Brasil todo e mais quatro abrirão as portas até dezembro. O crescimento será mesclado com lojas próprias e franquias. Hoje, os franqueados respondem por 11 das 17 unidades com bandeira Expand.
Outro braço dos negócios é o Empório Santa Maria, supermercado mais refinado do Brasil. Localizado em São Paulo e chefiado
pela mulher de Otávio, Tânia, o Santa Maria nasceu quando
o casal teve o ?estalo? de importar comidas finas que pudessem acompanhar os seus melhores vinhos. Hoje, depois de duas ampliações, as prateleiras da casa estão recheadas com 12 mil itens que são puro luxo: de foe gras de US$ 200 a caviares de R$ 1 mil. Tânia vem trabalhando na ampliação de suas marcas próprias e, pela primeira vez, está terceirizando a fabricação de alguns produtos, como café, azeite de dendê, farinha de mandioca. ?A nossa marca representa hoje 30% das vendas. Queremos dobrar esse percentual até 2003?, afirma Tânia. Dom Arturo abriria outra garrafa para comemorar a expansão.