Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em São Paulo (Sebrae-SP), a Feira do Empreendedor 2023 (FE23), realizada desde a última segunda-feira, 16, no São Paulo Expo, chega ao seu último dia de evento nesta quinta-feira, 19, com algumas vantagens para os visitantes. Entre elas, por exemplo, redes de franquias que estão oferecendo condições especiais de negociação e investimento para o empreendedor que deseja aportar na marca e abrir o seu próprio negócio.

+ Quer trabalhar no fim de ano? Assaí Atacadista está com mais de 2,4 mil vagas temporárias

A FE23 reúne mais de 1,1 mil expositores, entre franqueadores, empresas de máquinas e equipamentos, empresas de serviços e soluções digitais, além de um shopping com pequenos negócios atendidos pelo Sebrae.  A expectativa da organização é receber presencialmente 125 mil visitantes e atingir a marca de R$ 700 milhões em negócios gerados a partir da feira.

Entre as oportunidades disponíveis no evento estão as franquias, mercado que especialistas apontam como uma alternativa viável para começar um negócio, já que o modelo de operação foi testado anteriormente e, seguidas as orientações, tem poucas chances de dar errado.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o mercado de franquias brasileiro movimentou R$ 105,1 bilhões no primeiro semestre de 2023, com um crescimento de 15% no faturamento na comparação com o mesmo período de 2022. A entidade projeta um avanço de 12% para o setor ao fim de 2023.

“Entendemos que o franchising promove uma inclusão empreendedora. Nesta edição da Feira do Empreendedor, além das marcas que estão presentes, temos um espaço destinado à transmissão do conhecimento, que é um dos pilares do setor”, ressaltou a diretora executiva da ABF, Fabiana Estrela.

Em entrevista ao site da ABF, a consultora e especialista em franchising, Ana Vecchi, da Ana Vecchi Business Consulting, pontuou fatores que devem ser levados em conta pelo investidor antes de fechar o acordo.

“É sempre importante frisar que franquia é um modelo de negócio, embasada em uma legislação específica. A escolha da franquia começa com uma autoanálise pessoal. O gatilho para impulsionar o interesse deve ser bem definido, ou o negócio não irá para frente. Há frustrações pessoais que as pessoas acreditam que serão sanadas com um novo investimento e isso é um mito. É necessário fazer uma avaliação do investimento como um todo, analisar o resultado operacional e o retorno do investimento”, afirma.

Escolha racional

Antes de mergulhar no franchising, o investidor deve estar atento também às promessas da franqueadora e investigar cada detalhe das informações que lhe são passadas.

A consultora de negócios Angelina Stockler chama atenção do empreendedor para a assertividade na hora de entrar no franchising. Segundo Stockler, há casos de investidores que se empolgam com os números do setor de franquias e acabam não fazendo o planejamento necessário para atuar na área.

“Precisa fazer uma auto análise e verificar se, de fato, tem o perfil de um franqueado. É muito importante gostar do dia dia do negócio, e não dos produtos ou serviços oferecidos. Além disso, é desejável escolher uma franqueadora que atue na região na qual ele deseja trabalhar, se a franquia tem know how e quais são seus diferenciais de mercado”, analisa.

A especialista recomenda também fazer um estudo de viabilidade de negócio, visitar o máximo de unidades possível daquela marca, conversar com franqueados da rede e verificar se os números passados correspondem a realidade.

“A responsabilidade de confirmar as informações é do empreendedor. A decisão do investimento deve ser intelectual, não emocional”, acrescenta.

Stockler lembra, ainda, que o possível franqueado deve ter a ciência de que o lucro com o negócio só deve acontecer a partir de, no mínimo, seis meses de operação. Por isso, ela alerta para a importância de ter caixa para as contas durante esse período de maturação do empreendimento.

A seguir, confira algumas das franquias presentes no evento e que oferecem condições especiais para o investidor que acertar o negócio durante a FE23.

Me Protege (planos de saúde e seguros)

Microfranquia com foco na venda de planos de saúde e seguros, franquia exclusiva da Mais Você by Wiz. Durante a Feira do Empreendedor 2023, a rede oferece uma redução em sua taxa de franquia, que é de R$ 9.900, para R$ 7.500. O investimento total para ser um franqueado fica em R$ 12.600, incluindo taxa de franquia e capital de giro.

Atualmente, a Me Protege conta com 25 unidades em operação. Ela está localizada no espaço FR43 da São Paulo Expo.

Gigatron Tecnologia (tecnologia)

Fundada em 1998, na cidade de Birigui, interior de São Paulo, a Gigatron Franchising se destaca pela inovação e qualidade de seus produtos e serviços dentro da área de Tecnologia da Informação, especialmente ao que se refere a softwares. Com o uso de uma metodologia própria, o crescente desenvolvimento do negócio e a propagação de um serviço inovador criado pela empresa – o Software de Gestão Giga ERP – impulsionou a entrada da marca no franchising em 2012. Atualmente, a rede possui mais de 60 unidades distribuídas pelo Brasil.

A marca possui dois modelos de franquias: Cloud e Premium, cujos investimentos variam entre R$ 10 e R$ 20 mil. Na Feira do Empreendedor 2023, a Gigatron oferece 40% de cashback na taxa de franquia. O valor é revertido em tráfego pago para o franqueado durante 12 meses.

A Gigatron Tecnologia fica localizada no estande 12 da Feria do Empreendedor 2023.

Market4U (mercados de conveniência)

O market4u é uma rede de minimercados autônomos e líder do segmento no Brasil. A startup nasceu em 2020 com o propósito de levar mais comodidade, tempo e segurança para as pessoas por meio do conceito de honest market dentro dos condomínios residenciais e comerciais.

A rede possui 2100 unidades em operação no Brasil e o investimento para se tornar um franqueado parte de R$ 50 mil. No valor, já está inclusa a opção de abrir mais 5 unidades.

Para a Feria do Empreendedor 2023, a marca elevou sua taxa de franquia para R$ 60 mil. Porém, o número de unidades que ele pode abrir no futuro sem cobrança de taxa extra é ilimitado.

A Martket4U fica localizada nos estandes 23, 24 e 35 do evento.

DryWash (lava rápido)

A DryWash é uma franquia de limpeza e conservação automotiva, atua como franqueadora e presta serviço de treinamento e desenvolvimento profissional para todo setor, além de possuir uma indústria química com ênfase em inovação que fabrica toda a linha de produtos para a marca e para terceiros.

Com 140 unidades pelo Brasil, a empresa cresceu 26% no último ano.

Durante a Feira do Empreendedor de São Paulo a marca está focada no seu modelo empreendedorismo individual DryWash (ED). E dará 10% de desconto para os empreendedores que fecharem negócio durante o evento.

O investimento mínimo para se tornar um franqueado é de R$ 4,2 mil, para o modelo franquia social (empreendedor individual). A taxa de franquia para esse modelo de negócio é de R$ 3 mil reais.

O retorno do investimento gira entre três e seis meses. O faturamento médio mensal para o modelo de empreendedor individual é estimado a partir de R$ 5 mil reais com o franqueado lucrando a partir de 25%.

A DryWash está localizada no estande 38.

Mary Help (serviços diários)

A Mary Help é uma rede de intermediação de diaristas, oferecendo serviços domésticos para as mais variadas necessidades – desde limpeza até higienização e impermeabilização de estofados e tecidos.

Fundada em 2011 e tendo como um dos atrativos o seu baixo investimento – é possível tornar-se um franqueado a partir de R$35 mil.  A franquia realiza cerca de 700 mil diárias por ano e tem cadastradas quase 9 mil diaristas ativas e preparadas para atender os clientes de forma prática, rápida e segura, seja através de aplicativo próprio, pelo site, WhatsApp ou telefone.

A rede, que possui mais de 160 unidades em operação, oferece quatro modelos de negócios que variam de acordo com a quantidade de habitantes da cidade a ser implantada.

Para quem se cadastrar na Feira do Empreendedor 2023 até o dia 31/10, haverá um desconto de R$ 5 mil na taxa inicial de franquia para qualquer um dos modelos.

A Mary Help está localizada no estande 24 da FE23.

Kinsol (energia)

Com mais de 300 franqueados pelo País, a Kinsol é uma franquia de energia que tem, como objetivo, trazer mais sustentabilidade ao mundo. A marca é integradora oficial 5 estrelas e parceira da WEG, que atualmente conta com mais de 20 fábricas e está presente em mais de 130 países. Ganhou o prêmio EXAME de Negócios em Expansão.

O investimento inicial para ter uma franquia da Kinsol parte de R$ 35 mil. A taxa de franquia, que é de R$ 25 mil, está com 50% de desconto para aqueles investidores que fecharem negócio durante a FE23.

O faturamento médio mensal gira em torno de R$ 120 mil.

O espaço da Kinsol na FE23 fica localizado na rua C, estandes 30 e 31.

Stuqui Projetos (engenharia e arquitetura)

Rede de franquias exclusiva para engenheiros e arquitetos empreendedores. Com modelo home based, um dos grandes diferenciais da rede é que ela já entrega clientes para os seus franqueados. Isto ocorre porque ela possui parceria com diversos bancos e esses redirecionam os seus clientes para a Stuqui Projetos.

A marca trabalha em três setores: vistoria técnica, avaliação de imóveis e laudo de patologias. O franqueado pode realizar um, dois ou três serviços.

O investimento inicial para adquirir uma unidade da Stuqui parte de R$ 25,4 mil. Durante toda a FE23, porém, a rede oferece um desconto de até 10% sobre esse valor.

Hoje, a rede possui 152 unidades em operação no País.

Home Angels (assistência home care)

A franquia Home Angels trabalha com a disponibilização de profissionais cuidadores de idosos ou demais clientes que precisem de assistência enquanto estão restabelecendo a saúde.

Na Feira do Empreendedor 2023, a rede oferece para novos franqueados desconto de 30% na taxa de franquia. A condição é válida para profissionais da área da saúde e que iniciem a operação ainda em 2023.

As taxas de investimentos para os modelos de negócio variam entre R$ 40 mil e R$ 70 mil. Atualmente, a marca conta com 170 operações no Brasil.

Espaço Make by Kelly Nogueira (beleza)

A Espaço Make é uma franquia de beleza que comercializa maquiagens multimarcas que custam a partir de R$ 10,00. Atualmente, a rede possui 30 unidades em operação espalhadas em todo o território nacional. Está presente em shoppings com quiosques se destacam pela alta disponibilidade de produtos e pelo preço acessível.

Na Feira do Empreendedor 2023, a Espaço Make está oferecendo R$ 1 mil de desconto na taxa de franquia para aqueles que fizerem a reserva diária da unidade na feira. Somado ao desconto, o investidor também ganha a franquia online, originalmente vendida por R$ 6.999,99.

O investimento inicial total para abrir uma unidade parte de R$ 120 mil, já com a taxa de franquia inclusa. O prazo de retorno médio é de 12 meses e o lucro, de 25% do faturamento.

A marca está localizada nos estandes 18, 19 e 20.

SERVIÇO – Feira do Empreendedor 2023 do Sebrae SP

Data: 16 a 19 de outubro, das 10h às 20h;
Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo;
Informações e inscrições: fe23.sebraesp.com.br;
Entrada gratuita.