O mercado brasileiro de franquias cresceu 10,7% em 2021 em relação a 2020 e faturou mais de R$ 185 bilhões, divulgou a Associação Brasileira de Franquias (ABF) nesta quarta-feira (16). O Boticário manteve a liderança de 2020 entre as maiores redes franquiadas com 3.652 filiais, 825 a mais que o McDonald´s, na terceira colocação do ranking ao perder o segundo lugar à Cacau Show.

O estudo indica que o número mínimo de unidades para ingressar entre as 50 principais franquias do Brasil aumentou 29% na comparação com 2020. Já o total de unidades do top 50 avançou 23% no mesmo período. O número de redes com mais de mil unidades, que era de 16 empresas em 2020, passou para 21 marcas em 2021.

+ Corvette usado no 5º filme da franquia ‘Velozes e Furiosos’ será leiloado

“As redes não apenas mantiveram, como aceleraram seus planos de expansão, resultando no expressivo crescimento do total de unidades do grupo e na elevação do piso de ingresso. Alimentação, um dos segmentos mais tradicionais do setor, abriu espaço para outros ramos, incluindo B2B. Notamos também que muitas redes alavancaram seu crescimento com modelos alternativos de operação, principalmente home based e virtual”, afirma André Friedheim, presidente da ABF.

O setor com o maior aumento de faturamento no ano passado foi o de serviços: 22,9% em relação ao ano anterior, resultado motivado pela fintech ACQIO e da Prudential. Os serviços respondem por 15% das franquias – em 2020 a participação era de 10%.

O setor de moda teve 11% de crescimento com a inclusão de 1,8 mil unidades da Gazin Semijoias, que soma total de 2.083 unidades. No entanto, o segmento de alimentação segue na liderança com 33% das franquias.

O levantamento da ABF indica que, enquanto as operações em Loja tradicional caíram de 90% para 82% em participação nas redes franqueadas, outros formatos (home based, unidades móveis e quiosques) cresceram de 10% para 18%, o que indica a adaptação do mercado ao contexto da pandemia causada pela Covid-19.

Veja o ranking das 50 maiores franquias de 2021:

Posição 2020Posição 2021MarcaUnidades 2021Unidades 2020Variação
11O BOTICÁRIO365236200,9%
32CACAU SHOW2827237119,2%
23MCDONALD´S258525670,7%
4GAZIN SEMIJOIAS2083
NF**5ORTOBOM2078NF**
6PIT STOP SKOL188018660,8%
47SUBWAY18621863-0,1%
58AM/PM184118042,1%
99SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS1682132526,9%
610LUBRAX +166816650,2%
11PRUDENTIAL1646
1712ODONTOCOMPANY163199763,6%
13KUMON15631585-1,4%
814ÓTICAS CAROL146013944,7%
1015BURGER KING BRASIL12421302-4,6%
1416SHELL SELECT119711097,9%
1317BR MANIA118411324,6%
718CVC BRASIL11651425-18,2%
1219JET OIL11491172-2,0%
1520ÓTICAS DINIZ111711070,9%
1121WIZARD BY PEARSON11021258-12,4%
1822CORREIOS979994-1,5%
1623BOB´S9771017-3,9%
2024CHILLI BEANS96684714,0%
1925HELP! LOJA DE CRÉDITO8768552,5%
26ACQIO8691036-16,1%
2227FISK CENTRO DE ENSINO765767-0,3%
2128DIA%750778-3,6%
2829OGGI SORVETES74555434,5%
2630ESPAÇOLASER71758722,1%
2331CCAA710725-2,1%
2732CHIQUINHO SORVETES66556617,5%
2433HERING STORE640664-3,6%
2534CNA6326290,5%
4334ACQUAZERO63238862,9%
3135NUTRIMAIS5755249,7%
3736KNN IDIOMAS56442732,1%
37+ÁGIL554154259,7%
3538REMAX54944423,6%
3039LOCALIZA5485283,8%
2940CLUBE TURISMO540546-1,1%
14741SPLASH (REDE IGUI)506109364,2%
4242MERCADÃO DOS ÓCULOS50539627,5%
32435ÀSEC5014687,1%
3344HAVAIANAS4904674,9%
3945KOPENHAGEN4464069,9%
46SOLARPRIME44326368,4%
3646AREZZO4434361,6%
3447PITICAS439453-3,1%
5248SORRIDENTS42031035,5%
4149CARMEN STEFFENS4194004,8%
4450CASA DE BOLOS4063855,5%

**NF (Não fornecidos os dados na Pesquisa das 50 Maiores de 2021)