A Fraport, concessionária responsável pelo Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, afirmou que a reabertura parcial do espaço está projetada para ocorrer em 21 de outubro. Segundo a empresa, já foram realizadas 85% das ações previstas no cronograma para retomada dos voos domésticos nesta data.

Segundo a Fraport, as empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos no aeroporto de Porto Alegre e estão com as vendas de bilhetes abertas. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campinas (SP), Curitiba (PR), Guarulhos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).

+Fraport retomará voos no aeroporto de Porto Alegre a partir de outubro; veja cronograma

A empresa espera concluir a etapa de pavimentação da primeira parte da pista nos próximos dias e, na sequência, implantar a sinalização horizontal necessária. Com esta pista reduzida, de 1.730 metros, está estimada uma frequência diária de 128 voos, entre 8h e 22h.

A conclusão total das obras está prevista para 16 de dezembro, com a entrega dos 3.200m da pista de pousos e decolagens, recuperação completa dos sistemas de energia e infraestrutura do aeroporto.

Subestação de energia está em fase de testes

As enchentes impactaram todos os equipamentos abaixo de 1 metro das subestações de energia que garantem o abastecimento de todo o aeroporto. Segundo a concessionária, foi necessária a construção de uma nova rede de média tensão que conecta diretamente à rede da concessionária de energia que atende a cidade de Porto Alegre.

A nova subestação de energia está em fase de testes. A aeronave do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), fará voos nos próximos dias para aferições dos equipamentos.

Também estão em fase final de recuperação os sistemas de TI, a montagem das escadas rolantes e da esteira de restituição de bagagem.

Área de restituição de bagagem no Aeroporto Salgado Filho (Crédito:Divulgação/Fraport)