Mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o país já foram atendidos pelos Correios até a terça-feira, 3 de junho, para consultar se tiveram descontos irregulares de entidades associativas em seus benefícios.

Os Correios começaram a realizar esse atendimento na última sexta-feira, dia 30, com foco nas pessoas que têm dificuldade em usar a internet e preferem ser atendidas presencialmente.

Das 11 mil agências dos Correios no país, 5 mil estão habilitadas em todos os estados para fazer esse atendimento. Para saber quais agências estão fazendo o atendimento aos segurados do INSS, acesse ESTE LINK.

Nas agências, aposentados e pensionistas podem:

  • Consultar se houve algum desconto em seu benefício
  • Contestar descontos não autorizados
  • Confirmar se algum desconto foi autorizado
  • Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
  • Analisar documentos enviados por associações
  • Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS

Outros canais de atendimento

No sistema do “Meu INSS” e no telefone 135, foram mais de 2,7 milhões aposentados e pensionistas que fizeram consulta sobre descontos indevidos até as 17 horas da última segunda-feira, 2 de junho. Desses, 97,4% (2.672.621) afirmaram não terem autorizado descontos associativos e pediram a devolução do dinheiro. Outros 71,2 mil confirmaram os débitos.

Balanço

  • Quantidade de consultas: 2.743.919
  • Quantos não autorizaram: 2.672.621 (97,4%)
  • Quantos autorizaram: 71.298 (2,6%)
  • Canal de atendimento Meu INSS: 2.297.023 (83,8%)
  • Canal de atendimento Central 135: 261.978 (9.5%)
  • Canal de atendimento Correios: 184.917 (6.7%)
  • Quantidade de Entidades Contestadas: 41

A quantidade de entidades associativas contestadas continua a mesma: 41. Após a contestação, elas têm 15 dias úteis para responder.