04/06/2025 - 14:58
Mais de 300 mil aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em todo o país já foram atendidos pelos Correios até a terça-feira, 3 de junho, para consultar se tiveram descontos irregulares de entidades associativas em seus benefícios.
Os Correios começaram a realizar esse atendimento na última sexta-feira, dia 30, com foco nas pessoas que têm dificuldade em usar a internet e preferem ser atendidas presencialmente.
Das 11 mil agências dos Correios no país, 5 mil estão habilitadas em todos os estados para fazer esse atendimento. Para saber quais agências estão fazendo o atendimento aos segurados do INSS, acesse ESTE LINK.
Nas agências, aposentados e pensionistas podem:
- Consultar se houve algum desconto em seu benefício
- Contestar descontos não autorizados
- Confirmar se algum desconto foi autorizado
- Acompanhar o resultado da contestação (após 15 dias úteis)
- Analisar documentos enviados por associações
- Receber protocolo de atendimento com orientações para continuar pelo 135 ou pelo aplicativo Meu INSS
Outros canais de atendimento
No sistema do “Meu INSS” e no telefone 135, foram mais de 2,7 milhões aposentados e pensionistas que fizeram consulta sobre descontos indevidos até as 17 horas da última segunda-feira, 2 de junho. Desses, 97,4% (2.672.621) afirmaram não terem autorizado descontos associativos e pediram a devolução do dinheiro. Outros 71,2 mil confirmaram os débitos.
Balanço
- Quantidade de consultas: 2.743.919
- Quantos não autorizaram: 2.672.621 (97,4%)
- Quantos autorizaram: 71.298 (2,6%)
- Canal de atendimento Meu INSS: 2.297.023 (83,8%)
- Canal de atendimento Central 135: 261.978 (9.5%)
- Canal de atendimento Correios: 184.917 (6.7%)
- Quantidade de Entidades Contestadas: 41
A quantidade de entidades associativas contestadas continua a mesma: 41. Após a contestação, elas têm 15 dias úteis para responder.