21/05/2025 - 6:00
A central telefônica 135 é um dos canais oficiais para aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) conseguirem informações sobre descontos indevidos em seus benefícios e fazer o pedido de reembolso. Os outros canais são o site e o aplicativo Meu INSS.
+ Governo avalia acabar com desconto em folha no INSS destinado a associações
O atendimento por telefone funciona de segunda a sábado, das 7 horas até as 22 horas. Segundo o INSS, o melhor horário para um atendimento mais rápido é após as 16 horas. Ou então qualquer horário aos sábados.
Ao fazer a ligação, a primeira etapa será digitar a opção 0 (zero) para ser encaminhado ao serviço sobre os descontos indevidos. Depois, será necessário digitar pausadamente o número do CPF. Uma gravação vai informar sobre o registro ou não de descontos no benefício. Em seguida, será aberta a opção de falar com um atendente.
A reportagem de IstoÉ Dinheiro realizou o processo para dois CPFs na terça-feria (20) após as 16 horas. Na primeira vez, foram necessárias três tentativas até acessar o sistema. Nas duas primeiras, a ligação ficou muda. Após conseguir o contato, todo o processo durou pouco mais de 1 minuto (foi informado não haver descontos). Para a segunda vez, foram necessárias mais de 10 tentativas até se conseguir atendimento, que também durou pouco mais de 1 minuto (e também foi informado não haver descontos).
De acordo com o INSS, até as 17 horas de segunda-feira, 19, 133 mil aposentados e pensionistas fizeram uso da Central 135 para consulta referente aos descontos indevidos no benefício.
Os segurados também podem fazer o pedido pela pelo site ou aplicativo Meu INSS, disponível 24 horas. O INSS reforça que não está enviando mensagens de texto, e-mails ou fazendo ligações para tratar sobre esse assunto.
Balanço
De acordo com o balanço do INSS, em seis dias, foram exatamente 1.635.536 beneficiários que não deram aval aos descontos e solicitaram o dinheiro de volta. O governo prometeu ressarcir todas as pessoas lesadas pelas fraudes nos descontos.
O INSS notificou via aplicativo 9,4 milhões de aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos registrados em seus benefícios para informarem se autorizaram ou não a cobrança de mensalidades de entidades associativas.
Somente 31.972 informaram ter autorizado pagamento de mensalidades. Ou seja, apenas 2% do total dos beneficiários que fizeram a consulta dos descontos de entidades associativas, autorizaram a cobrança.