17/11/2015 - 0:00
Aos 39 anos, o executivo Frederico Trajano, atual diretor executivo de operações, foi confirmado como novo CEO da Magazine Luiza. Ele assume a nova função a partir de janeiro de 2016.
Frederico, que é filho de Luiza Helena Trajano, substituirá a Marcelo Silva, que ocupou o cargo nos últimos seis anos. Sua mãe, que era a presidente, assumirá o conselho de administração. Silva terá o cargo de vice-presidente do board.
O anúncio não chega a ser uma surpresa. No mercado, sabia-se que Fred, como ele é conhecido, vinha sendo preparado por Luiza Helena para assumir o comando da rede varejista.
Nos dois últimos anos, conforme apurou o blog BASTIDORES DAS EMPRESAS, uma das missões de Silva era “treinar” Fred para ser CEO do Magazine Luiza.
Com a transição, Luiza Helena, uma voz otimista em meio a crise do varejo, se afasta do dia a dia da empresa, mas manterá algumas funções como a ouvidoria e a relação com os clientes, algo do qual ele gosta muito.
O novo CEO do Magazine Luiza assume em um momento delicado da economia e da empresa. As vendas da segunda maior rede varejista do Brasil estão em queda. Nos nove primeiros meses deste ano, elas foram de R$ 6,4 bilhões, uma redução de 8,6% em comparação com o mesmo período do ano passado.
A rede saiu de um lucro líquido de R$ 89,8 milhões, nos três primeiros trimestres de 2014, para um prejuízo de R$ 13,2 milhões, no mesmo período.
As ações da rede varejista também refletem esse momento. Neste ano, elas desvalorizaram-se 82,%, uma das maiores queda dos papeis negociados na BM&FBovespa. O valor de mercado do Magazine Luiza, que já chegou a R$ 3 bilhões, em 2011, hoje está em R$ 229 milhões.
A receita de Fred para enfrentar essa crise será redobrar as apostas no mundo digital. Uma de suas frases preferidas é que ele vai “transformar o Magazine Luiza em uma empresa digital, com pontos físicos.”
Desde que entrou no Magazine Luiza, em 2000, Fred atuou nessa área. Naquele ano, ele foi responsável por montar a estrutura de comércio eletrônico da rede varejista. Atualmente, as vendas online já representam 22% da receita total do Magazine Luiza.
Até o fim deste ano, os vendedores de 180 lojas físicas vão receber smartphones para demonstrar os produtos de forma mais ágil. Em 2016, todas as 780 lojas em 16 Estados trabalharão dessa forma.
Como diretor-executivo de operações, ele criou o MagazineVocê, plataforma social de venda direta pelo Facebook, e o LuizaLabs, laboratório de inovação que hoje emprega 75 desenvolvedores.