É a percepção que o governo brasileiro  passou a ter diante da “invasão” da China como sócia nas jazidas nacionais de minério, principalmente nas de ferro. Para conter a fúria consumista asiática, a presidente Dilma Rousseff quer aprovar, em breve, um novo marco regulatório da mineração, a partir do qual poderá impor, aos novos contratos, metas de abastecimento ao mercado interno e restrições ao perfil do investidor. 

 

64.jpg

 

 

Energia


Petrobras é a terceira petroleira do mundo

 

A Petrobras fechou 2010 como a terceira maior empresa de energia do mundo, uma posição à frente da obtida no ano anterior. Se–

gundo o ranking anual das 50 maiores empresas do setor, elaborado pela consultoria PFC Energy, a estatal brasileira foi classificada como a terceira companhia do mundo pelo critério de valor de mercado, atrás apenas da americana ExxonMobil e da chinesa Petro–China, primeira e segunda colocadas, respectivamente. O anúncio, feito na segunda-feira 24, acontece na sequência da divulgação do novo recorde de produção da Petrobras, que, em dezembro, foi de 2,1 milhões de barris/dia. Confira mais dados do ranking:

 

72.jpg

 

71.jpg

 

 

Calçados


“Homenagem” torta

 

Os executivos da  Grendene tiveram uma surpresa ao visitar o site da loja de departamentos americana Macy’s, na manhã da quarta-feira 26. Eles se depararam com uma cópia perfeita de uma de suas sandálias mais badaladas, a Melissa Zig Zag, sendo comercializada. O modelo americano é da Material Girl, marca de Lourdes Leon, filha da popstar Madonna. O calçado brasileiro é uma parceria da Melissa com os Irmãos Campana, lançado em 2006. “ Se for configurado cópia, iremos fazer uma notificação judicial à marca e aos distribuidores”, diz Paulo Pedó, gerente da Melissa. 

 

66.jpg

 

 

Linha branca


Mabe e Bosch na geladeira 

 

Produtos da Mabe, mexicana, e Bosch, alemã, não serão mais vendidos no Brasil. A empresa Mabe, representante das duas marcas e também da GE, da Dako e da Continental, no País, anunciou a decisão a alguns varejistas, entre o fim de dezembro de 2010 e o início de janeiro. Somente na semana passada ela se tornou pública. Oficialmente, a empresa não comenta. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Campinas e Região (onde ficam três fábricas da Mabe), Jair Santos, a matriz negou o fim da comercialização das marcas e garantiu o emprego dos metalúrgicos. 

 

68.jpg

 

 

Recall


A qualidade maltratada

 

A indústria automobilística no Brasil fechou 2010 com recorde de 3,515 milhões de veículos vendidos. No entanto, a DINHEIRO levantou que em 2010 houve um aumento de campanhas de recall, em relação a 2009, de cerca de 132%. Em 2010, 1.091.178 veículos foram chamados para reparos, contra 461.362 em 2009. Confira as montadoras que mais fizeram recall no País:

 

70.jpg

 

 

Varejo


A caçula do porta-a-porta

 

O grupo O Boticário quer aumentar sua participação no mercado nacional de cosméticos e perfumaria, competindo de frente com os campeões do comércio porta-a-porta, Avon e Natura. A em–presa acaba de lançar a marca Eudora, de venda direta. A nova linha é mantida em sigilo absoluto e até os funcionários envolvidos na operação assinaram contrato de confidencialidade. “Vamos atender o consumidor em um canal de vendas no qual ainda não atuamos”, diz Artur Grynbaum, presidente do Boticário. Em 2009, as vendas diretas representaram 30% das vendas totais do setor, chegando a R$ 7,5 bilhões. 

 

67.jpg

 

 

Construção

 

63.jpg

“Com a Copa e a Olimpíada, a construção esportiva deve crescer 20% ao ano” 

 

Vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria do Esporte, o flamenguista Sergio Schildt, presidente da construtora Recoma, que participou da construção do Estádio do Engenhão, no Rio, falou sobre o aumento de faturamento da empresa em 2010 e as expectativas do setor para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

 

A Recoma teve um faturamento de cerca de R$ 60 milhões em 2010, um aumento de 70% em relação a 2009. O que gerou isso?

Com certeza o grande crescimento do setor esportivo no Brasil, reflexo já das conquistas da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. Os investimentos ocorrem não só por causa desses dois eventos, mas também dos pré-eventos que irão acompanhá-los. É preciso preparar toda uma estrutura para receber os atletas que já estão vindo ao País para treinar. 

 

Qual a expectativa de incremento dos negócios no setor nos próximos seis anos?

Projetamos um crescimento de 20% ao ano para o setor.

 

Em que Estados brasileiros a Recoma mantém obras esportivas e qual a principal, atualmente?

Nossa obra de maior importância está sendo finalizada: a recuperação e a modernização do Centro Esportivo do Ibirapuera, em São Paulo. Desde 1956, o ano de sua construção, o complexo não era totalmente reformado. 

 

 

Em números

 

R$ 168 bilhões - é o valor que o BNDES desembolsou para financiamentos em 2010. Um aumento de 24% em relação a 2009

 

US$ 4,6 bilhões - é quanto a Vale vai investir na construção de um complexo de minério de ferro, na Malásia, em 2011

 

1 bilhão de toneladas - é quanto deverá ser a produção brasileira de cana-de-açúcar em 2030, segundo estudos do governo britânico

 

R$ 408,2 milhões - é quanto custaria para colocar em prática planos de redução de riscos em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, as cidades mais afetadas pelas chuvas no Estado do Rio de Janeiro

 

US$ 1,75 milhão - é o que o CEO do Citigroup, Vikram Pandit, irá receber de aumento em seu salário anual. Pandit concordou com remuneração simbólica de US$ 1 até colocar o banco nos trilhos, após a crise de 2008. Há duas semanas, o banco divulgou lucro de US$ 10,6 bilhões

 

R$ 215 – é o valor da pensão que Lúcia de Oliveira Menezes, tetraneta do alferes Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), o Tiradentes, recebe por mês do governo federal. Suas irmãs Belita Menezes Benther e Carolina Menezes Ferreira também vão pleitear o benefício

 

 

Curtas

 

A londrina Harrods, uma das mecas do consumo de luxo no mundo, anunciou faturamento recorde, em plena crise econômica europeia: US$ 1,6 bilhão. A expectativa era de fechar o ano fiscal da empre–sa, em abril, com essa quantia, alcançada no domingo 23.

 

Porto Alegre entra no mapa da Copa Airlines. Em junho de 2011 a compa-nhia aérea do Panamá inicia suas operações na capital gaúcha. 

 

Relojoarias de luxo estão usando as redes sociais para promover seus produtos. E as preferidas das grifes, para essa função, são o Facebook e o Twitter. Por exemplo, os perfis da LVMH e da Hublot, no Facebook, já contam com mais de 200 mil “amigos”.

 

Com Suzana Borin