06/10/2000 - 7:00
Há meses você quer conquistar aquele cliente. Finalmente conseguiu marcar um almoço para propor um negócio. Como não pode errar, escolhe o restaurante mais badalado da cidade ? aquele onde o maître lhe conhece pelo nome ? pede o vinho mais caro do cardápio e conversa durante duas horas. Na hora de bater o martelo, no entanto, descobre que o esforço foi em vão. O que será que deu errado? A menos que sua proposta tenha sido muito inadequada, talvez você tenha caído numa armadilha comum: a dos erros graves de etiqueta. Pode parecer besteira, mas um pequeno sinal de desinteresse como chamar o garçom enquanto seu cliente fala ou conversar ao celular pode causar uma péssima impressão. ?Quando você tem pequenos gestos de delicadeza, todo mundo percebe?, ensina a assessora empresarial Vera Simão. ?Use esse tipo de almoço para conhecer melhor o outro. Muitos negócios se fecham também pela simpatia.?
OUTROS ERROS FATAIS
1) Conta invisível. Pague a conta de maneira discreta. Num restaurante familiar, deixe seu cartão de crédito com o maître e evite que a fatura venha à mesa.
2) Conhecido sim, popular não. Mesmo que você seja freqüentador do lugar, não chegue acenando para os garçons.
3) Abaixo as extravagâncias. Fuja de duas tentações: a de pedir a bebida e o prato mais caros e a de querer mostrar seus conhecimentos sobre eles.
4) Em Roma, como os romanos. Esqueça o regime. Se seu acompanhante pedir uma entrada ou sobremesa, é seu dever segui-lo.
5) Tudo bem para você? Quem convida fica em segundo plano. Deixe que seu cliente escolha o lugar. Se ele for estrangeiro conheça os hábitos do país dele, como o que ele come ou não.
6) Não meta os pés pelas mãos. Nunca vá direto ao ponto sem ouvir as intenções do seu interlocutor. Segure a ansiedade e ouça o que ele tem a dizer. Nem que o almoço seja só o começo da conversa.
7) Os piores erros. Evite com todas as suas forças chegar atrasado. De preferência, chegue antes. E de maneira nenhuma inclua as contas dos almoços no orçamento para o cliente.
1 – Espreguiçada mortal
Nunca, jamais, faça gestos que demonstrem desinteresse. Entram na lista: bocejo, espreguiçada ou mesmo dar aquela viradinha para chamar o garçom no meio da frase da outra pessoa. ?O tom da voz, o gestual e a atitude para escutar são fundamentais na troca de idéias e na decisão?, explica o professor de etiqueta suíço Michel Rochat, da MGR Consultores.
2 – Esconda a pressa
Tenha em mente que seu objetivo durante o almoço é dar atenção ao interlocutor. Por isso, se você começar a olhar no relógio ou na agenda impacientemente ou se não acompanhá-lo na sobremesa, dizendo que ?não vai dar tempo?, fará a pessoa se sentir desprestigiada.
3 – Celular inimigo
O almoço de negócios é feito para conversar. ?Se aquele dia você está ocupado, não marque o encontro?, diz Vera. Ficar atendendo o telefone e batendo papo pode entediar ou mesmo irritar seu acompanhante. Se não der para desligar o aparelho, seja breve na conversa.
4 – A pasta no seu
devido lugar
Não leve a pasta de trabalho à mesa. Em hipótese nenhuma. Se você precisar mostrar um documento, por exemplo, coloque a pasta no colo e retire o que precisar. O mesmo vale para notebooks.