17/09/2025 - 7:19
Metalúrgicos da Embraer decretaram greve em São José dos Campos (SP) com demandas como reajuste salarial de 11% e vale-alimentação de R$ 1 mil. Segundo nota publicada pelo SindmetalJSC (Sindicado dos Metalúrgicos de São José dos Campos), a paralisação foi aprovada na manhã desta quarta-feira (17) e seguirá por tempo indeterminado.
+Embraer anuncia ‘marco’ nos EUA com encomenda de até 100 jatos E195-E2 pela Avelo Airlines
+Fora do tarifaço, Embraer e suco de laranja aliviam Tarcísio, mas preocupação segue
A IstoÉ Dinheiro procurou a Embraer para saber o posicionamento da empresa sobre as demandas. O texto será atualizado assim que houver retorno.
Ainda segundo o Sindicado, os trabalhadores recusaram uma proposta de reajuste salarial apenas pela inflação, de 5,05%. Apresentada pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), a proposição também reduziria a estabilidade de emprego para trabalhadores acidentados e portadores de doenças ocupacionais, que hoje segue até a aposentadoria.
“A proposta já havia sido rejeitada em assembleia, no dia 9, com aprovação de aviso de greve. Mesmo assim, a empresa não atendeu a reivindicação dos trabalhadores”, queixa-se o sindicato.