31/10/2025 - 8:28
A Fundação Itaú – a vertical de fomento à cultura e educação do banco – acaba de comprar um dos últimos terrenos disponíveis na Avenida Paulista, apurou o Metro Quadrado. A propriedade fica no cruzamento da Rua Pamplona com a Paulista, ao lado do prédio da Fiesp.
A instituição pagou R$ 49 milhões pelo ativo, segundo o documento de compra registrado em cartório. O imóvel pertencia a um fundo controlado pelo BTG Pactual.
+ Dossiê Acessibilidade é lançado em São Paulo pelo Itaú Cultural
 + CEO do Itaú: parte dos mil demitidos assumiu que trabalhava para outros lugares no home office
Propriedade adquirida pela Fundação Itaú era do BTG Pactual
O banco detinha o ativo desde 2019, quando adquiriu a totalidade do fundo Top Center II, da corretora Modal Administração Fiduciária – que, em 2020, foi adquirida pela inglesa Apex. A propriedade vinha sendo negociada entre o banco e a fundação desde o início do ano. O compromisso de compra foi assinado em abril e passou por pelo menos três aditamentos até ser finalizado.
Antes da compra, o terreno localizado em uma das áreas mais cobiçadas e valorizadas da cidade era ocupado por uma rede de farmácias e um estacionamento. A entidade já ocupa na mesma avenida o imóvel do Itaú Cultural, onde funciona o Espaço Cultural Olavo Setúbal, que abriga parte do acervo de obras de moderna da instituição.
Leia a matéria completa em METRO QUADRADO.
