Por Jonathan Stempel

(Reuters) – O fundador do WallStreetBets, que recebeu o crédito por ajudar a espalhar o frenesi dos investidores por ações “memes”, processou a rede social Reddit na quarta-feira, acusando-a de proibi-lo injustamente de moderar a comunidade e minar seus direitos de marca registrada.

Jaime Rogozinski disse que sua expulsão, por violar a política do Reddit ao “tentar monetizar uma comunidade”, foi um pretexto para impedi-lo de tentar controlar “uma marca famosa que ajudou o Reddit a atingir uma avaliação de 10 bilhões de dólares” até o final de 2021.

De acordo com a queixa apresentada no tribunal federal de Oakland, Rogozinski pediu a marca “WallStreetBets” em março de 2020, um mês antes de sua saída, quando a comunidade atingiu 1 milhão de assinantes.

Fundada em 2012, a comunidade agora tem 13,6 milhões de assinantes.

O Reddit rejeitou as alegações de Rogozinski.

“Este é um processo completamente frívolo, sem base na realidade”, disse uma porta-voz. “Jamie foi removido como moderador do r/WallStreetBets pelo Reddit e banido pelos moderadores da comunidade por tentar enriquecer. Este processo é outra tentativa de enriquecer.”

Ele está buscando pelo menos um milhão de dólares em danos por quebra de contrato e violações de seus direitos de publicidade, e uma proibição do uso do WallStreetBets pelo Reddit, a menos que seja restabelecido como moderador sênior da subcomunidade r/WallStreetBets.

As ações “memes” ganham popularidade por meio de discussões, muitas vezes entre investidores inexperientes, em fóruns online como WallStreetBets e Twitter. A popularidade muitas vezes leva a preços de ações voláteis que não refletem os fundamentos das empresas ou a saúde financeira.

Exemplos conhecidos de ações “memes” incluem AMC, Bed Bath & Beyond, GameStop e Koss.

(Por Jonathan Stempel)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ1F0KD-BASEIMAGE