Quer saber qual é a sensação de ser demitido da própria empresa? Pergunte ao mercado de tecnologia. No começo deste ano os fundadores de dois grandes ícones do setor viveram o pesadelo de abandonar a companhia que criaram. Um desses casos, talvez o mais emblemático, é o de Jerry Yang, o idealizador do Yahoo!, uma das primeiras estrelas mundiais do setor de internet. Na semana passada foi a vez de Mike Lazaridis e Jim Balsillie, os inventores do Blackberry, o smartphone que um dia dominou o segmento  corporativo. Eles foram obrigados pelos acionistas a deixar o comando da canadense RIM, a fabricante do aparelho. Em todos os casos, a perda constante de participação de mercado foi determinante para que recebessem o cartão vermelho. 

43.jpg
Balsillie (à esq.) e Lazaridis, criadores do Blackberry, deixam o comando da RIM
após anos de resultados ruins.

Mas o aspecto fundamental a ser observado nas histórias de Yahoo! e RIM é que os tropeços nos negócios são sintomas de um mal muito maior e que ameaça diretamente o futuro delas, especialmente por se tratar da área de tecnologia: a perda da capacidade de inovar. Tanto Yang como Lazaridis e Balsillie souberam, a seu tempo e em seu espaço, criar mercados. Tiveram ideias brilhantes e as colocaram em prática na hora certa. A RIM, por exemplo, revolucionou a telefonia celular ao lançar o Blackberry, em 1999. A principal  novidade do aparelho era um sistema que permitia o recebimento de e-mails no celular automaticamente. 

Em pouco tempo, o Blackberry estava nas mãos de praticamente todos os executivos. Mas o xis da questão é que a companhia dormiu em berço esplêndido até ser acordada pelo barulho provocado pelo iPhone, em 2007. Sem grandes mudanças ao longo dos anos e diante das inovações apresentadas por Steve Jobs, o smartphone da RIM ficou com cara de museu e, assim, a participação da companhia no setor caiu de 15% para 11% em 2011. A RIM poderia ter evitado esse pesadelo se tivesse aprendido a lição com o Yahoo! Fundado em 1994, o portal obteve sucesso ao oferecer uma ampla gama de serviços de web, principalmente o e-mail, e o de busca. 

 

O tempo fechou, porém, com o crescimento do Google. Com a ambição de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil, a empresa desenvolvida por Larry Page e Sergei Brin, em 1998, desbancou em poucos anos o Yahoo! ao elevar a qualidade das buscas a um nível muito mais sofisticado e complexo. Em resumo, o que aconteceu nos casos de Yahoo! e RIM é que os empreendedores souberam dar o primeiro passo, mas não souberam dar o seguinte, ou seja, adequar suas companhias às novas circunstâncias do mercado. No meio digital, por exemplo, as redes sociais e a internet móvel transformaram radicalmente a internet, e o Yahoo não conseguiu responder a esses desafios. 

 

A mobilidade também modificou  o setor de celulares, obrigando as fabricantes a inserir inovações e facilidades num intervalo cada vez mais curto, movimento que a RIM não acompanhou. Ainda que os dias atuais não sejam tão felizes para Yang, Lazaridis e Balsillie, eles podem voltar a trilhar o caminho do sucesso. Há um exemplo de empreendedor brilhante que foi demitido da própria empresa e depois retornou a ela, reiniciando uma trajetória de glória: Steve Jobs. O criador do iPhone foi enxotado da Apple em 1985 e retornou uma década depois para resgatar a companhia, que estava à beira da falência. Como ele reconquistou o sucesso? Preservou  seu espírito inovador e procurou antever o que estava depois da curva, mantendo a Apple como sinônimo de inovação e vanguarda tecnológica.

 

 

Colaborou: Rodrigo Caetano