29/08/2024 - 14:43
O Fundo de Investimento em Infraestrutura 4UM venceu nesta quinta-feira, 29, o leilão de concessão do trecho Belo Horizonte e Contagem da BR-381/MG, na quarta tentativa de passar o ativo para a iniciativa privada desde 2021.
A proposta vencedora ofereceu um desconto de tarifa de pedágio de 0,94%. O fundo do Paraná superou o fundo Opportunity Dinâmico, o outro único interessado no leilão e que ofereceu desconto de 0,10%.
O investimento será de R$ 9,34 bilhões com tempo de contrato de 30 anos.
Entre as melhorias previstas estão 106 quilômetros de duplicação, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Investimentos e melhorias previstas
O edital prevê a concessão de serviço público, a execução de obra pública, a exploração da infraestrutura e da prestação dos serviços de recuperação, manutenção, conservação, operação, monitoração, implantação de melhorias, manutenção do nível de serviço e ampliação de capacidade do sistema rodoviário da BR-381/MG.
Entre as melhorias previstas estão 134,27 quilômetros de duplicação (27,3 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos), 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, 1 Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
Segundo o ministério, a rodovia receberá mais de R$ 9 bilhões em investimentos (Capex e Opex). O projeto de concessão tem a estimativa de 79.688 empregos diretos, indiretos e efeito-renda.
A concessão prevê um Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, por meio do uso de TAGs. Usuários frequentes são aqueles que percorrem trechos da rodovia diversas vezes por mês, como no caso de pessoas que residem e trabalham em cidades próximas.
Com a concessão da rodovia, serão mais de R$ 9 bilhões em investimentos. Entre as melhorias previstas estão 106 quilômetros de duplicação, 83 quilômetros de faixas adicionais, 51 correções de traçado, além de áreas de escape, pontos de parada e descanso para caminhoneiros e 23 passarelas para a travessia de pedestres.
A rodovia passa por importantes polos minero-metalúrgicos de Minas Gerais, incluindo Ipatinga, João Monlevade e Barão de Cocais, onde estão empresas como Usiminas e Vale.
Próximo leilão
Na quarta-feira, a ANTT aprovou a concessão de trechos da BR-060/452/GO, a chamada “Rota Verde”, de 430 quilômetros e que liga regiões produtoras de grãos no Centro-Oeste. A expectativa da agência é que o edital seja publicado na próxima semana e o leilão ocorra em 12 de dezembro. Os investimentos totais no projeto somam cerca de 7 bilhões de reais.
Em abril, a ANTT promoveu o primeiro leilão de relicitação de uma rodovia, vencido pelo grupo brasileiro EPR, controlado por Equipav e pela gestora de fundos de infraestrutura Perfin. O grupo venceu o leilão de concessão do trecho da BR-040 que interliga Belo Horizonte a Juiz de Fora (MG), com proposta de desconto de 11,21% sobre o valor base de pedágio previsto no edital.