17/01/2023 - 2:46
A nova série da HBO, The Last of Us, estreou neste domingo e acendeu um debate caloroso nas redes sociais. Isso porque a trama retrata um cenário apocalíptico causado pelo fungo Cordyceps, capaz de transformar seres-humanos infectados em zumbis canibais. As pessoas começaram a se perguntar se esse fungo realmente existe e se ele pode causar um apocalipse zumbi. A resposta para as duas perguntas é sim.
Encontrado principalmente em florestas tropicais, como as do Brasil, o fungo realmente pode causar efeitos parecidos a um apocalipse zumbi. Entretanto, este impacto é apenas em formigas, visto que ele é um endoparasita de artrópodes, como larvas de mariposa.
+ HBO lança nova série neste domingo, House of the Dragon, que custou US$ 200 milhões
O Cordyceps se desenvolve no corpo de sua vítima consumindo suas estruturas musculares. Ele demora algumas semanas para atingir o sistema nervoso do invertebrado, que começa a sofrer de temores e convulsões causadas pela fungo e, assim, deixa de se comportar normalmente.
O inseto morre logo em seguida e novos esporos do fungo são produzidos e liberados para o ambiente, podendo infectar novas formigas.
Para o alívio geral da população não há relatos de infecção similar em humanos – sendo assim, um cenário como o The Last of Us é praticamente impossível de se reproduzir.
Inclusive, os efeitos do Cordyceps são explorados pela medicina humana em diversos tratamentos. Quadros como o de anemia, baixa imunidade, impotência sexual, retardar o processo de envelhecimento, recuperação pós cirúrgica e tumores já tiveram bons resultados com intervenções que integram os efeitos do fungo.
O fungo Cordyceps é muito conhecido na medicina tradicional chinesa, japonesa, coreana e indiana. Na China, o Cordyceps chega a ser comercializado em pacotes que contêm a larva parasitada e o ascoma do fungo, sendo considerado o item mais caro da medicina chinesa.