26/09/2022 - 23:34
O furacão Ian continua ficando mais forte à medida que se aproxima da Flórida, provocando evacuações urgentes e ameaçando ondas de tempestade perigosas em lugares que não estão acostumados a serem atingidos diretamente por um furacão.
Ian agora é um furacão de categoria 2 na escala de vento Saffir-Simpson, de acordo com uma atualização do National Hurricane Center, com sede em Miami, nos Estados Unidos. O olho da tempestade está localizado a cerca de 240 quilômetros a sudeste da ponta oeste de Cuba e Ian está se movendo para norte-noroeste a cerca de 20 km/h, disse o centro.
+ Flórida se prepara enquanto furacão Ian se aproxima do litoral
A Flórida pode começar a sentir a ira de Ian já na terça-feira, com condições de furacão potencialmente atingindo o estado na quarta-feira.
A previsão do centro de furacões para Ian “mostrou uma taxa sem precedentes de fortalecimento de uma tempestade tropical a um furacão poderoso”, disse um meteorologista local.
Os ventos de Ian se intensificaram de 136 km/h na tarde de segunda-feira para 160 km/h no final da tarde. Os meteorologistas esperam que Ian se torne um grande furacão antes de atingir os EUA, com ventos chegando a 178 km/h ou mais.
As condições no oeste de Cuba devem piorar durante a noite, com “impactos significativos de ventos e tempestades esperados”, disse o centro de furacões. Ian provavelmente será de categoria 3 com ventos de 193 km/h ou mais quando se mover sobre Cuba na manhã de terça-feira, dizem os meteorologistas, e também deve produzir inundações repentinas e possíveis deslizamentos de terra em partes da Jamaica e Cuba.
Um total de 19.283 pessoas foram retiradas de suas casas na província de Pinar del Río, no oeste cubano, segundo o canal estatal TelePinar.
“O aumento da tempestade pode elevar os níveis de água em até 2,5 a 4,5 mentros acima dos níveis normais de maré ao longo da costa oeste de Cuba em áreas de ventos terrestres na área de alerta de furacão esta noite e terça-feira”, disse o centro.
Nos EUA, espera-se que mais de 15 milhões de pessoas sofram pelo menos ventos com força de tempestade tropical em cidades como Tampa, Orlando, Tallahassee e Jacksonville, disse Miller.
Um alerta de maré de tempestade foi adicionado para partes do oeste da Flórida com possibilidade de 1,5 a 3 metros de maré, de acordo com o último comunicado. O aviso de “inundação com risco de vida” se estende do rio Anclote para o sul até Flamingo e inclui a Baía de Tampa.
O relógio de furacão de Englewood ao rio Anclote, incluindo Tampa Bay, foi atualizado para um alerta de furacão, de acordo com o último comunicado do centro de furacões. Isso significa que “são esperadas condições de furacão em algum lugar dentro da área de alerta, neste caso, dentro de 24 a 36 horas”, disse o centro.