Submarca da chinesa Great Wall, a ORA lançou o ORA Ballet Cat, carro inspirado nas curvas do Fusca. O estilo carismático de um dos veículos mais populares da história dos carros, agora repaginado sob outro chassi e elétrico, chega salgado ao mercado chinês: os preços variam entre R$ 154 mil e R$ 178 mil (193.000 renmibis e 223.000 renmibis, respectivamente) a depender de uma das quatro configurações disponíveis.

A estratégia da ORA é atrair um publico mais feminino e desviar os olhos das SUVs, comuns entre os homens. Uma das armas está na cor da carroceria, que pode ser de um rosa bem clarinho, mas também a opção de ativar uma câmera traseira para acompanhar as crianças no banco de trás.

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Além disso, ele é vendido como “um carro elegante para as mulheres”, trazendo compartimento interno para guardar maquiagens e espelhos redondos. Apesar dos atrativos meramente estéticos, o veículo carrega entre suas opções o polêmico modo “Lady Driving”, que configura um piloto automático para manter a distância dos carros à frente.

Outra polêmica fica por conta do “warm man mode”, o que na tradução direta seria entendido como “modo homem quente”, responsável por ativar o sistema especial de aquecimento do carro pensando no período menstrual da mulher. Neste modo, o banco fica aquecido na região lombar da pessoa, ajudando a diminuir as dores e cólicas.

O modelo chinês do Fusca chega ao mercado com 4,40m de comprimento, 1,87m de largura, 1,63m de altura e 2,75m de entre-eixos, proporcionando bom espaço interno. O motor elétrico é dianteiro, com 173 cv e velocidade máxima de 155km/h, além de duas opções de baterias: uma com 50kWh e autonomia de 401; outra com 60,5 kWh e autonomia de 500 km.

Não existe previsão de quando o ORA Ballet Car chegará ao Brasil, porém o desembarque da Great Wall Motors no País torna essa importação uma realidade.