Não bastasse o Internacional de Porto Alegre ter vencido a Libertadores da América, principal torneio do continente, o marketing do Colorado saiu na frente da concorrência: o time montou um estande de 63 metros quadrados na 29a Expoagas, feira promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados.Quinze empresas licenciadas pelo clube exibiram cerca de 100 diferentes produtos com a marca do Colorado – entre arroz, extrato de tomate, pipoca e até ração para cachorro. É a primeira vez que uma feira de supermercados conta com a presença de um time de futebol e a organização do evento estima que pelo menos 36 mil pessoas tenham passado pela feira – que aconteceu entre terça e quinta desta semana. Assim como o esquema de jogo armado por Celso Roth para ganhar a Libertadores, o pessoal do marketing do Colorado quer ir para o ataque e aumentar a receita com licenciamentos. Hoje, R$ 6 milhões entram nos cofres do time gaúcho vindos desta área. A meta é chegar a R$ 7 milhões ao final deste ano. Alguém duvida? 

 8.jpg

 

Pesquisa


Tecnologia no campo

 

A pedido da Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio, o Ipsos pesquisou o consumo de mídia do produtor rural. Enquanto na safra 2003/2004 27% deles possuíam aparelhos de DVD e 75% tinham celular, na safra 2008/2009 a presença desses aparelhos subiu para 76% e 88%. Segundo a pesquisa, nos últimos dez anos, a participação feminina na gestão da propriedade rural aumentou de 1% para 7% – crescimento de 600%.  

 

9.jpg

 

Mídia


Clarín x Cristina

 

A liberdade de imprensa continua cambaleante na Argentina. Nunca antes na história daquele país a máxima “aos amigos tudo, aos inimigos o rigor da lei” foi levado tão ao pé da letra. O governo de Cristina Kirchner, que trata a pão e água os veículos que lhe fazem críticas, cancelou a licença da Fibertel, do Grupo Clarín, e maior provedor de internet do país, com mais de um milhão de usuários. Os internautas terão três meses para migrar para outros servidores e perderão seus e-mails.

 

11.jpg 

 

 

Agências


Brunoro e Gama entram em campo

 

José Carlos Brunoro e o publicitário Alexandre Gama lançaram a agência Sport Strategy, de marketing esportivo.  Segundo a FGV, a indústria do esporte emprega mais de 500 mil pessoas no Brasil, movimenta quase R$ 33 bilhões por ano e cresce, em média, 15% ao ano.

 

12.jpg

 

 

Campanha


Roteiro de cinema

 

A nova campanha do Diners Club, que fica no ar até outubro, vai premiar clientes com viagens por roteiros cinematográficos, literalmente. A cada R$ 100 em compras, o consumidor ganha um número. Se sorteado, pode escolher entre a Nova York de Woody Allen, a Sicília, onde foi rodado O poderoso chefão, ou visitar a Taliândia, onde foram gravadas cenas de James Bond. Quem criou foi a agência Motivare. 

 

 

Bate-papo

 

10.jpg

Amilcare Dalevo, presidente da Rede TV!

 

A emissora vai parar no iPhone e no iPad? 

A partir do final de setembro, qualquer pessoa no mundo que tenha um iPhone ou um iPad vai poder assistir a nossa emissora, ao vivo e em cores.  Muita gente pergunta por que, se o Ipad ainda nem chegou oficialmente ao Brasil. Bem, a resposta é simples. Quando lançamos a alta definição, em janeiro de 2008, eram dez mil aparelhos de tevê com esta tecnologia. Hoje são dez milhões. 

 

Como vai funcionar o serviço? O consumidor vai pagar por ele? 

Estamos falando de um software, desenvolvido pelo nosso próprio pessoal. Foi mais ou menos um ano de pesquisa. Não será cobrado absolutamente nada do telespectador. Quem quiser assistir à Rede TV! no iPad ou no iPhone só terá o trabalho de baixar o aplicativo e se divertir com a nossa programação. 

 

O forte da Rede TV! é o público da classe C, que ainda não tem acesso a ferramentas como iPhone ou iPad. 

Hoje, 47% do nosso público está nas classes A e B. Os outros 53% estão na classe C, que está elevando o seu poder de consumo. Investimos todos os anos cerca de US$ 60 milhões em pesquisa porque o avanço das novas tecnologias é muito rápido e queremos estar sempre na frente da concorrência.