18/06/2013 - 7:58
Os dirigentes do G8 de potências industrializadas se comprometeram nesta terça-feira, em sua cúpula na Irlanda do Norte, a incentivar a recuperação da economia mundial, assim como o emprego.
“Promover o crescimento e o emprego é nossa principal prioridade”, afirmam os dirigentes dos oito países reunidos em Lough Erne, em uma declaração conjunta publicada no segundo e último dia de cúpula.
“Nós concordamos em incentivar a recuperação mundial, apoiando a demanda, consolidando nossas finanças públicas e recorrendo a todas as fontes de crescimento”, acrescentam.
Segundo a Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Rússia, o otimismo pela recuperação dos mercados financeiros deve “traduzir-se em plenamente em melhorias mais globais da atividade econômica e do emprego”.
Em linha com as últimas reuniões do G20, do G7 Finanças e do Fundo Monetário Internacional (FMI), o G8 concede aos países certa flexibilidade em curto prazo para reduzir os déficits públicos, com o objetivo de não afetar uma recuperação já por si lenta na Eurozona.