01/02/2023 - 18:28
Por Joyce Lee e Jane Lanhee Lee
SEUL/SÃO FRANCISCO (Reuters) – A Samsung Electronics apresentou nesta quarta-feira seus mais recentes smartphones premium dando foco em câmeras poderosas, em um teste de poder de sua marca enquanto o mercado de celulares passa por uma contração sem precedentes.
Analistas disseram que a série de smartphones Galaxy S23, com suas câmeras e chips mais rápidos do que antecessores, ainda pode enfrentar uma demanda fraca, diante da renda pressionada dos consumidores pela inflação e juros elevados.
A fabricante de smartphones mostrou o desempenho do S23 Ultra no evento Samsung Unpacked em San Francisco com trechos de dois filmes, “Behold”, de Ridley Scott, e “Faith”, do diretor sul-coreano Na Hong-jin. Ambos filmaram usando o smartphone Galaxy top de linha da marca.
O aparelho é o primeiro da Samsung com sensor de câmera de 200 megapixels e a família de smartphones usa o processador Snapdragon 8 Gen 2, da Qualcomm.
No evento, executivos da Samsung, Qualcomm e Google se reuniram no palco para destacar a parceria das empresas no mercado “XR”, que inclui realidade virtual e aumentada.
Anshel Sag, analista da Moor Insights & Strategy, disse que as três empresas trabalham juntas há cerca de uma década, mas a reinicialização para parceria no espaço XR ocorre em um momento em que a Apple deve lançar seu headset de realidade virtual neste ano.
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“Acho que foi projetado para dar à Samsung e ao Google um pouco mais de credibilidade no espaço XR, porque ambos estiveram bastante ausentes no lado do hardware por algum tempo”, disse Sag.
Nos Estados Unidos, o Galaxy S23 básico terá preço de 799 dólares e duas versões de especificação superior, o S23 Plus e o S23 Ultra, de 999 e 1.199 dólares, respectivamente. A Samsung manteve os preços no mesmo nível do modelo S do ano passado, apesar dos aumentos nos custos dos componentes.
As vendas globais de smartphones mostraram o maior declínio em um único trimestre no período de outubro a dezembro, quando caíram 18,3% em relação ao ano anterior, para 300,3 milhões de unidades, segundo dados divulgados pela empresa de pesquisa IDC no mês passado. Os números lançam dúvidas sobre as previsões de uma recuperação modesta no mercado de celulares neste ano.
Nesse ambiente difícil, os analistas disseram que a estratégia da Samsung se concentrará na lucratividade por meio de ofertas de produtos premium, incluindo a série S e aparelhos com telas dobráveis.
“A Samsung não pode mais se concentrar em expandir o volume”, disse Liz Lee, diretora associada da empresa de pesquisa Counterpoint. “A empresa tem que simplificar ousadamente os produtos de gama baixa e média, as partes do mercado em que os concorrentes chineses estão fortes.”