O mercado profissional de games, ou esports, chama a atenção de cada vez mais empresas no Brasil. Com mais de 100 milhões de jogadores e um grande potencial de crescimento, o Brasil está se tornando um mercado muito promissor para as maiores produtoras de jogos eletrônicos do mundo.

O Brasil já figura entre as 15 maiores indústrias gamers do mundo, e o faturamento, em 2021, foi de US$ 2,7 bilhões, de acordo com pesquisa da Newzoo. O presidente da Abragames, Rodrigo Terra, conta que o mercado brasileiro e latino-americano vai ser cada vez mais importante globalmente, já que os mercados norte-americanos e europeus já dão sinais de saturação.

“Em 2023, pela primeira vez o número de jogadores na América Latina superou o da América do Norte. Isso acontece porque há uma estagnação no número de jogadores, não só nos EUA como na Europa. Esse número tem o potencial de aumentar muito no Brasil e na América latina, por isso eu acredito que esse mercado vai olhar pro Brasil com mais interesse nos próximos anos”, afirmou.

O número total de jogadores em 2024 na América latina foi de 355 milhões contra 244 milhões da América do norte. De acordo com a Abragames, o Brasil está entre os cinco maiores mercados consumidores de games, com mais de 103 milhões de jogadores. Boa parte da indústria dos jogos eletrônicos esteve presente na edição 2025 da Gamescom Latam, que acaba neste domingo, 4, em São Paulo.

Indústria de games fatura 5 vezes mais que o cinema

A indústria de jogos eletrônicos já é a maior indústria de entretenimento do mundo, superando o cinema e a música. Em 2024, a expectativa é que a indústria de games tenha gerado uma receita total de US$ 187 bilhões (R$ 1 trilhão), mais de cinco vezes maior que a indústria cinematográfica, com US$ 30,5 bilhões (R$ 169 bilhões) e do mercado musical, com US$ 29,6 bilhões (R$ 163 bilhões)

Marcas exploram estratégias para conquistar comunidade

De olho em um universo com milhões de brasileiros que afirmam ser consumidores de jogos eletrônicos, as marcas mudam cada vez mais as estratégias para serem lembradas e queridas pela comunidade gamer.

Conhecida por ser uma comunidade unida e exigente, os gamers dão valor a marcas que apoiam o cenário há mais tempo. Uma das empresas que fazem a intermediação entre empresas e esses consumidores é a Gamers Club. Fundada em 2015, a plataforma nasceu para reunir jogadores, principalmente de Counter Strike, em um ambiente digital onde eles podem interagir e realizar pequenas transações financeiras para comprar artigos do jogo. Recentemente, no entanto, a empresa também atua na intermediação da relação de gamers com marcas como Samsung, McDonalds e Logitech.

“Evoluímos nosso negócio ao trabalhar com parceiros que buscam contanto direto com a nossa comunidade e nosso papel é atuar como elo. Essa visão fez a gente desenvolver parcerias com marcas líderes em suas categorias como Red Bull, Logitech e Samsung, o que nos ajuda a continuar oferecendo experiências, benefícios e iniciativas únicas para esses jogadores que fazem parte do nosso ecossistema. Em contrapartida, nossos parceiros se beneficiam com esse canal direto com essa base de jogadores consumidora e qualificada, onde a nossa influência e credibilidade contribuem para que essa relação seja orgânica”, explicou Gui Barbosa, diretor de Parcerias da Gamers Club.

Faturamento e dados da indústria de games no Brasil

  • Em 2022 a indústria de games brasileira contou com um faturamento total de US$ 2,7 bilhões;
  • De acordo com a Pesquisa Games Brasil 2024, 73% dos brasileiros afirmaram consumir algum jogo eletrônico e 50% se consideram gamers;
  • 48,8% dos brasileiros afirmam que usam o smartphone como plataforma preferida para jogar;
  • O número de estúdios nacionais cresceu 683,4% em 10 anos, de 133 (2014) para 1.042 (2024);
  • O número de profissionais na área subiu 6,3% de 2021 a 2023 (12.441 para 13.225);
  • Dos 1.042 estúdios, 56% estão no Sudeste, 20% no Sul, 16% no Nordeste, 6% no Centro-Oeste e 2% no Norte. São Paulo lidera (302), seguido do Rio de Janeiro (107) e Rio Grande do Sul (69);
  • Em 2022 foram criados 1.009 jogos

Magalu realizou investimento bilionário na Kabum

Em 2021, a Magalu realizou um movimento para se consolidar no mercado de games: comprou o principal e commerce especializado, o Kabum, por R$ 1 bilhão. O varejista nasceu em 2003 já especializado nesse público, o que fez com que a marca olhasse o mercado com menos preconceito.

“O mercado de games sempre foi diversificado, o que nos fez enxergar além do estereótipo. Hoje, este mercado está ainda mais consolidado, mas sempre existiram diversas modalidades de gamers. Procuramos falar com todo tipo de gamer, seja casual, hardcore ou profissional. Temos criado diversas ações no âmbito de marketing para impactar o meio e topo de funil da nossa nossa audiência, por meio de campanhas e influenciadores bem diversificados com públicos de interesse”, contou Marcelo Fadul, head de Branding do Kabum.