A passagem de uma frente fria associada a uma intensa massa de ar frio de origem polar nos próximos dias irá provocar acentuada queda da temperatura em diversas áreas do Brasil nos próximos dias, incluindo a cidade de São Paulo. Na capital, a mudança brusca será sentida principalmente entre quinta-feira, 29, e a terça-feira da semana que vem, 3.

“Não há expectativa de chuva forte para a capital paulista, mas o sistema será precedido por fortes rajadas de vento que podem exceder os 60km/h. Há inclusive, alta probabilidade de quebra de recorde de temperatura mínima do ano”, disse o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo.

A terça-feira, 27, será marcada por poucas nuvens e predomínio de sol. Até quarta-feira, 28, a máxima prevista é de 27ºC, com temperaturas em elevação nas horas mais quentes do dia.

“A aproximação da frente fria ainda na quarta-feira proporciona o aumento de nebulosidade a partir do fim da tarde, mas não há previsão de chuva”, projeta o CGE.

Com máxima prevista de 19ºC, quase 10 graus a menos que nos dias anteriores, a quinta-feira, 29, deve começar com muitas nuvens e chuviscos intermitentes durante a madrugada. No dia, de acordo com a Meteoblue, a mínima prevista é de 11ºC.

Na sexta-feira, 30, a variação será ainda menor, entre 9ºC e 18ºC. Para o fim de semana, a expectativa é de máxima na casa dos 22ºC.

Faltando menos de um mês para o inverno, que tem início em 20 de junho, esta deverá ser a primeira onda de frio deste ano, com possibilidade de ser bastante acentuada não somente no Sul do País, mas em grande parte do Sudeste, como São Paulo, e do Centro-Oeste, além de Estados do Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas.