Seja percorrendo uma cidade movimentada, trabalhando em um emprego exigente ou suando na academia, sua confiável garrafa de água é muitas vezes sua companheira constante. A conveniência de ter um gole de água à sua disposição é inestimável e ainda é uma prática bastante ecológica. Mas já parou para pensar nos riscos à saúde associados à sua adorada garrafa de água? E na quantidade de bactérias que ela pode carregar?

Uma revelação surpreendente do site waterfilterguru.com sugere que sua garrafa de água reutilizável pode abrigar uma média de 20,8 milhões de unidades formadoras de colônias (UFCs) de bactérias.

+ Reforma tributária: Cashback será amplo e Zona Franca de Manaus e Simples estão mantidos

Para colocar as coisas em perspectiva, isso é cerca de 40.000 vezes mais micróbios do que você encontraria em um assento de vaso sanitário! Essa cifra alarmante nos obriga a olhar mais de perto o que realmente está acontecendo dentro de nossas garrafas de água e os potenciais perigos aos quais nos expomos.

O ideal, apontam os especialistas, seria lavar as garrafas de água após cada uso. Como isso é bem difícil — principalmente porque costumamos usar a garrafa quando estamos fora de casa — a dica é higienizar bem o recipiente pelo menos três vezes por semana.

Água quente e detergente são as principais “armas” contra as bactérias armazenadas nas garrafas de água reutilizáveis. Deixe o recipiente de molho na mistura de água aquecida com detergente. Dê uma atenção especial para as tampas. Se elas tiverem roscas, use escovas limpas para esfregar entre as frestas.

Se você tem o costume de usar aquela garrafa para beber água, evite colocar nela outros tipos de bebida, principalmente adocicadas. O açúcar pode acelerar o crescimento das bactérias e trazer problemas de saúde.