O mar e o vasto horizonte, além dos raros mas desagradáveis enjôos, são hoje quase detalhe nos cruzeiros internacionais. Navega-se, atualmente, em imensos navios ancorados em temas. Há viagens destinadas aos amantes da ginástica, outras transportam fãs de teatro e música. Mas nada supera o charme dos roteiros gastronômicos, regados a comida fina e vinhos idem. DINHEIRO esteve em um deles, o Silver Shadow ? um dos quatro navios da companhia americana de cruzeiros de ultra luxo Silversea, eleita nove vezes a melhor do mundo em navios pequenos. O roteiro: Rio de Janeiro?Lisboa. O cardápio é quase sempre comandado por craques do fogão. Os chefs são especialmente convidados pela companhia. São nomes premiados e vinculados a alguns dos melhores restaurantes do planeta. Joachim Koerper, duas estrelas no Michelin, por exemplo, assina o projeto e o menu do restaurante Le Champagne, do navio Silver Shadow. Marc Foshe (uma estrela no Michelin), do Read?s Hotel, de Mallorca, na Espanha, também surge com seus pratos exóticos.

Além da presença de algumas das maiores sumidades do mundo gastronômico, os navios Silversea têm uma parceria com a Relais & Châteaux ? Relais Gourmands, associação de hotéis e restaurantes de luxo, para oferecer seus vinte melhores pratos em todos os navios, em todos os itinerários. ?Nós não dizemos não?, diz Laurent Austrui, chef residente do Silver Shadow. ?Qualquer refeição que o passageiro pedir, se não pudermos oferecer imediatamente, providenciamos para o dia seguinte?. A diversidade é o segredo deste setor luxuoso. ?Os clientes ricos não são fiéis?, diz Christian Sierralta, diretor de vendas da Silversea para a América Latina e Caribe. ?Por isso precisamos sempre de serviços inéditos, sob medida.? Eis o truque que tem atraído cada vez mais pessoas para essas cidades que navegam. Além dos cruzeiros gastronômicos, a Silversea realiza viagens temáticas sobre vinho, roteiros para os amantes de golfe e viagens de aventura.

A capacidade máxima das embarcações é de 382 passageiros e 295 tripulantes. Para essa turma, há mimos de sobra: caixa de bombons Godiva e champanhe na chegada do passageiro, frutas e flores frescas nos quartos, somente cabines externas (algumas com varanda) e banheiros com hidromassagem e chão de mármore. E os mimados não precisam (nem podem) agradecer com gorjetas: elas já estão inclusas no preço da viagem, de US$ 3,5 mil a US$ 7,8 mil por pessoa. Inclusas também estão as bebidas, com vinhos franceses selecionados por sommeliers. Navegar, definitivamente, é preciso.

Informações:
Agaxtur Turismo
Tel.: (11) 3067 0900 ou (71) 235 2255
www.agaxtur.com.br/silversea