Uma gata diagnosticada com covid-19 morreu nesta segunda-feira (22) em Caxias do Sul, na serra gaúcha. Com somente dois anos, o felino apresentou sintomas da doença duas semanas após seus tutores contraírem o vírus.

O primeiro teste foi realizado na Universidade Caxias do Sul (UCS), em 19 de fevereiro e deu positivo. Uma contraprova foi solicitada na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e atestou a doença novamente.

+ Marco Aurélio rejeita ação de Bolsonaro contra medidas de restrição nos Estados
+ Governo do DF contratará servidores aposentados para combater pandemia
+ Covid-19: decreto detalha medidas restritivas na cidade do Rio

Com quadro de pneumonia, a gata não conseguiu sobreviver. Segundo o UOL, outros dois felinos moram na mesma casa, mas não foram infectados pelo coronavírus e a gata acabou tendo complicações após a infecção, como pneumonia e a presença de bactérias no organismo.

Cientistas da UCS afirmaram que o caso é extremamente raro e não é possível afirmar se a gata desenvolveu a covid-19, apesar da infecção. A pneumonia, seguem eles, pode ter sido desencadeada por outros fatores.

Agora, os cientistas vão verificar se a concentração do vírus no organismo do felino era suficiente para contaminar outras pessoas e animais, além da realização de um sequenciamento genético para determinar se a gata contraiu alguma variante da covid.