O grupo americano General Electric (GE) anunciou nesta terça-feira que deseja investir dois bilhões de dólares nos próximos dois anos na China, na criação de novas empresas conjuntas e nas áreas de pesquisa e desenvolvimento.

“A China é o primeiro mercado do mundo em termos de crescimento na aviação, energia, transporte, saúde e serviços financeiros”, declarou em uma entrevista coletiva em Pequim Jeff Immelt, presidente da GE.

Do valor anunciado, o conglomerado quer investir mais de 1,5 bilhão de dólares na criação de novas empresas conjuntas com empresas públicas chinesas, em áreas como serviços financeiros e indústrias tecnológicas.

Os outros 500 milhões de dólares serão investidos no braço chinês de pesquisa e desenvolvimento da GE, segundo Jeff Imelt.

Quatro acordos de empresas conjuntas já foram assinados com companhias públicas chinesas nos setores de energia e construção ferroviária.

lsl-seb/fp