O grupo americano General Electric (GE) anunciou nesta terça-feira a venda de sua filial de empréstimos de capital de investimento Sponsor Finance ao fundo de pensão canadense CPPIB por 12 bilhões de dólares.

A operação é parte de uma estratégia de reduzir as atividades financeiras e concentrar o conglomerado novamente na produção industrial, que levou o grupo a reduzir as atividades da filial financeira GE Capital.

“A venda da Sponsor Finance corresponde a nossa estratégia de reduzir a GE Capital para assegurar o crescimento industrial a longo prazo da GE”, destacou Kaith Sherin, presidente da GE Capital, citada em um comunicado da empresa.

A filial conservará a atual estrutura e seguirá oferecendo a seus clientes a possibilidade de adquirir produtos fabricados pela General Electric.

Com a operação, a GE Capital já teria vendido o equivalente a 55 bilhões de dólares de ativos. A quantia deve alcançar 100 bilhões até o fim do ano, segundo a empresa.

A operação, que foi submetida à aprovação dos organismos de regulamentação estatal, deve ser concluída durante o terceiro trimestre do ano.

A General Electric registrou um prejuízo de 13,57 bilhões de dólares no primeiro trimestre, em consequência da valorização do dólar e das pesadas cargas vinculadas a seu reajuste para o setor industrial.

jum/fz/hov

GENERAL ELECTRIC