08/06/2025 - 8:00
O mercado de gelato ou do chamado sorvete gourmet vem crescendo no Brasil e conquistando os paladares mais exigentes. A maior franquia do ramo atuando no Brasil é a Borelli, que recentemente lançou a sua loja de número 200, na capital mineira de Belo Horizonte.
Fundada em 2013, na cidade de Ribeirão Preto, a Borelli aposta, desde 2018, em um sistema de franquias para crescer e possui 200 lojas abertas em 24 estados brasileiros.
De acordo com o CEO da companhia, Antonio Miranda, a expectativa é de 250 lojas abertas no Brasil até o final de 2025 e atingir no ano um faturamento de R$ 500 milhões.
“O maior desafio é crescer sem perder sua identidade e a qualidade dos produtos e serviços, isso é inegociável pra gente. Além do produto, o atendimento é um ponto central na marca. Eu brinco que apesar do nosso produto ser gelado, o atendimento deve ser caloroso, deixando o cliente muito à vontade para provar qualquer sabor que ele quiser e ter a mesma experiência em qualquer uma das unidades. Realizamos monitoramento e treinamento constantes para assegurar que o DNA da marca, que inclui a paixão por servir, seja mantido”, explicou.
A Baccio di Late, outra grande player desse mercado, aposta no crescimento baseado em lojas próprias, sem o sistema de franquias. A empresa possui mais de 160 pontos de venda em diversos estados (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Ceará e Distrito Federal), além de três lojas na Califórnia, nos Estados Unidos.
Outras redes de gelato que vem ganhando espaço são: N2 Brasil, a Davvero Gelato e a Gelartiers. De acordo com o ranking da Associação Brasileira do Franchising (ABF), duas marcas de sorvete estão entre as 50 maiores redes de franquias do Brasil: a Oggi ocupa a 17ª colocação, com 1005 lojas; já a Chiquinho Sorvetes vem na 23ª posição, com 772.
Mistura pré-pronta é feita em fábrica em SP

Dependendo de uma logística complexa para manter seus produtos frescos, a Borelli aposta na centralização da produção de uma base para os gelatos em uma fábrica na cidade de Cravinhos, na região de Ribeirão Preto, chamada internamente de ‘Casa do Saber’. Depois, o gelato é finalizado em cada loja
“Da Casa do Sabor saem bases em formato de pó, pasta e aquosa, mas nada gelado. Cada loja franqueada possui seu próprio maquinário importado da Itália para produzir o gelato fresco diariamente. Nas lojas, os insumos fornecidos pela ‘Casa do Sabor’ são misturados com leite e creme de leite frescos tipo A, que representam 70% do gelato final”, explica.
Qual a diferença entre sorvete e gelato?
Mas, afinal, qual é a diferença entre um sorvete tradicional e um gelato? Miranda explica que a gordura no sorvete é frequentemente mais hidrogenada, enquanto no gelato ela provém de leite e creme de leite tipo A frescos, sendo de mais qualidade e em menor quantidade.
Característica | Sorvete | Gelato |
Gordura | Mais gordura, geralmente mais hidrogenada | Menos gordura, proveniente do leite e creme de leite frescos |
Açúcar | Mais carregado de açúcar | Menos açúcar |
Aditivos | Contém conservantes, acidulantes e corantes | Não contém conservantes, acidulantes ou corantes |
Frescor | Prazo de validade mais longo (implícito) | Prazo de validade mais baixo, já que o produto é produzido diariamente em cada loja, mais fresco |
Temperatura de Serviço | Mais gelado | Menos gelado, um pouco mais quente |
Aeração | Mais ar incorporado | Menos ar incorporado, mais denso |
Textura | Menos cremosa | Mais aveludada e cremosa |
Sabor | Potencial menor de sabor | Potencial de sabor maior pois anestesia menos as papilas gustativas |
Densidade | Menos denso | Mais denso, 1 litro pesa mais que 1 litro de sorvete |
Gelato de pistache vende mais que o dobro do segundo colocado
A companhia é uma das que está surfando na onda do pistache no país. O CEO abriu o jogo e contou que o sabor sensação do momento vende mais que o dobro do segundo mais vendido da rede, que conta com mais de 90 sabores.
“É uma coisa de maluco o quanto o pistache vende. Hoje ele vende mais que o dobro do segundo sabor mais vendido. Nós inclusive realizamos a semana do pistache, que lançamos de quatro a cinco novos sabores com pistache”, afirmou. Além dos gelatos, a empresa também vende cremes de pistache nas suas franquias, além de cafés.
O pistache também é um dos atrativos e diferenciais da opção de creme oferecida como recheio das casquinhas e cascões nas lojas da Borelli.
Quanto custa abrir uma franquia da Borelli?

Para abrir uma franquia da Borelli Gelato, o investimento inicial é de pelo menos R$ 800 mil. Esse valor pode variar dependendo da adequação do imóvel escolhido. De acordo com a empresa, a lucratividade estimada é de cerca de 20% a 25% e faturamento médio mensal, que pode chegar próximo a R$ 180 mil ou R$ 2 milhões/ano.
A companhia possui basicamente dois modelos de loja: lojas de shopping e lojas de rua. A adequação do imóvel de rua, por exemplo, pode demandar adaptações arquitetônicas que influenciam no custo total.
Além de também possuir quiosques, eles normalmente são localizados em shoppings onde já existe uma loja e só pode ser de propriedade do franqueado da loja. Por isso, a fonte principal de investimento para uma primeira franquia é o modelo de loja.