SÃO PAULO (Reuters) – O Brasil alcançou 10 gigawatts (GW) de potência instalada em geração distribuída de energia elétrica, modalidade em que os consumidores produzem sua própria energia em telhados solares ou usinas de pequeno porte, informou nesta quinta-feira o Ministério de Minas e Energia.

Segundo a pasta, ao todo são 922 mil unidades com micro ou minigeração distribuída, principalmente da fonte solar fotovoltaica.

Os 10 GW de capacidade instalada estão concentrados principalmente nos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul e são suficientes para abastecer aproximadamente 5 milhões de residência, ou quase 20 milhões de pessoas.

O ministério destacou o forte ritmo de crescimento da modalidade no país, já que a marca de 1 GW foi alcançada há menos de 3 anos, em junho de 2019.

“Além de propiciar a redução nas faturas dos consumidores, esse modelo de micro e minigeração contribui para a matriz elétrica brasileira de forma sustentável, pois são instalações de geração a partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada”, disse, em nota, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone.

(Por Letícia Fucuchima)