Na contramão da crise do varejo físico brasileiro, com a derrocada de marcas históricas como Americanas, Marisa e Livraria Cultura, a ONG Gerando Falcões, ecossistema de desenvolvimento social que atua em 6 mil favelas do Brasil, quer expandir sua rede de lojas populares.

Na última semana, o presidente Edu Lyra inaugurou sua quinta unidade na capital paulista, ao lado da Estação Campo Limpo do metrô. O bazar recebeu patrocínio do Grupo Boticário, que já havia bancado o lançamento de outras duas unidades. A siderúrgica ArcelorMittal doou parte do aço utilizado nas obras.

O local tem como base o conceito de economia circular, em que todos os produtos (novos e usados) doados à ONG são colocados à venda por valores até 80% mais baixos, oferecendo, assim, acesso a bens de consumo para a população de baixa renda.

O valor líquido arrecadado com as vendas, segundo Lyra, é reinvestido por completo em programas de transformação nas periferias e favelas.

(Nota publicada na edição 1312 da Revista Dinheiro)