A Gerdau anunciou, em evento realizado na quinta-feira, 15, uma nova plataforma de mineração em Minas Gerais. O investimento será de R$ 3,2 bilhões entre 2023 e 2026. O evento teve participação do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e do CEO da Gerdau, Gustavo Werneck.

Segundo a empresa, o minério de ferro que será produzido na nova plataforma irá para o abastecimento das unidades de produção de aço da Gerdau no Estado.

+ Casal de cantores gospel é preso pela segunda vez em Minas Gerais

+ Minas Gerais registra primeiro caso de gripe aviária em pato

A plataforma não terá uso de barragem, pois contará com o método de empilhamento a seco para disposição de 100% dos rejeitos de mineração.

A Gerdau divulgou que a capacidade anual de produção de 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro na mina de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto, tem previsão de entrar em operação no final de 2025.

Gustavo Werneck, CEO da Gerdau, afirmou que o projeto gerará mais de 5 mil empregos durante sua implementação e apontou a importância da nova plataforma para a iniciativa da empresa de redução da emissões de gases de efeito estufa (CO2e).

A Gerdau tem a meta de diminuir suas emissões para 0,83 t de CO2e por tonelada de aço até 2031.