JFE Steel Corporation para a fabricação de chapas grossas no Brasil, voltado para atender as Américas. A entrada em operação do laminador foi antecipada para julho na Usina Ouro Branco, em Minas Gerais, antes prevista para o final de 2016. A companhia destaca se tratar da expansão da linha de produtos no segmento de aços planos.

“Escolhemos a JFE Steel Corporation por ser referência mundial em tecnologia na produção de chapas grossas, além de um dos principais fabricantes globais do produto”, afirmou André Gerdau Johannpeter, em nota. Ainda conforme comunicado, o acordo abrangerá tanto a laminação quanto a aciaria, com “suporte completo para o desenvolvimento de novos produtos”.

A companhia explica que a produção em Ouro Branco permitirá a substituição de parte das importações desse produto no Brasil e o atendimento a novos nichos de mercado.

A capacidade instalada anual do novo laminador é de 1,1 milhão de toneladas de chapas grossas, para setores como construção civil, óleo e gás, naval, energia eólica, rodoviário, máquinas e equipamentos.

Na mesma usina, a Gerdau iniciou em 2013 um laminador de bobinas a quente, com

capacidade instalada de 800 mil toneladas por ano, que em janeiro deste ano atingiu a marca de 1 milhão de toneladas de produção.