06/02/2023 - 16:03
Por Blake Brittain
WASHINGTON (Reuters) – O fornecedora de fotos de banco de imagens Getty Images processou a empresa de inteligência artificial Stability AI, acusando-a de usar indevidamente mais de 12 milhões de fotos da empresa para treinar seu sistema de geração de imagens Stable Diffusion AI.
A ação, aberta no tribunal federal de Delaware, segue um caso separado da Getty contra a Stability no Reino Unido e uma ação coletiva apresentada por artistas na Califórnia contra a companhia e outras empresas de inteligência artificial generativa. Getty e Stability não comentaram o assunto.
A Gerry acusa a Stability de copiar milhões de suas fotos sem licença e usá-las para treinar o Stable Diffusion para gerar representações mais precisas com base nas solicitações dos usuários.
O banco de imagens disse que suas fotos são particularmente valiosas para o treinamento de inteligência artificial por causa da qualidade das imagens, variedade de assuntos e metadados detalhados.
A Getty disse que licenciou “milhões de ativos digitais adequados” para outros “inovadores líderes em tecnologia” para fins relacionados à inteligência artificial e que a Stability infringe seus direitos autorais e compete injustamente.
O processo também acusa a Stability de infringir marcas registradas da Getty, citando imagens geradas por seu sistema de inteligência artificial com a marca d’água da Getty que, segundo a requerente, podem confundir os usuários.
A Getty pediu ao tribunal que ordene que a Stability pare de usar suas fotos e solicitou uma indenização em dinheiro que inclui os lucros da Stability com a alegada infração.
A Stability AI lançou o Stable Diffusion, um sistema baseado em inteligência artificial capaz de gerar imagens a partir de entradas de texto, e o gerador de imagens DreamStudio em agosto passado. Em outubro, a companhia captou mais de 100 milhões de dólares em financiamento e foi avaliada em 1 bilhão de dólares.