06/06/2012 - 21:00
Estreia
O programa Giro Business, idealizado e apresentado pelo empresário Sergio Waib, vice-presidente da produtora de eventos XYZ Live, estreou na tevê aberta na grade da rede Bandeirantes no começo de maio. O programa, que entrevista empresários de destaque no cenário brasileiro, vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, durante o primeiro intervalo do Jornal da Noite, a partir da 00h15. Por enquanto, o Giro Business, que tem audiência média de dois pontos, será transmitido apenas para a Grande São Paulo. Mas a veiculação nacional não está descartada. O projeto chega à rede aberta cinco anos depois de seu começo no canal de tevê por assinatura BandNews e nas rádios BandNews e Bandeirantes.
“Foram dois anos de preparação para adequar um formato novo e encontrar um espaço na emissora que falasse com o público que procura notícias sobre negócios”, afirma Waib. “Vamos levar de maneira mais leve para o público em geral assuntos relacionados a negócios.” Nessa nova etapa, o Giro Business conta com o patrocínio da construtora Cyrela e apoio do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Nos outros formatos, o Giro Business tem o patrocínio da seguradora Mapfre, da rede de idiomas Wizard e da companhia especializada em automação comercial Bematech.
Anunciantes
Publicidade bilionária
Diz o ditado que propaganda é a alma do negócio. Segundo a 24a edição do Mídia Dados, do Grupo Mídia, a previsão do investimento em mídia deste ano é de R$ 39 bilhões, valor que deve subir para R$ 70 bilhões em 2016. A publicação verificou também a predominância da tevê aberta na divisão de receitas, com um crescimento de 9,2% em 2011, chegando a deter 63,3% do total investido. O Mídia Dados traz informações sobre o mercado de comunicação brasileiro e de mais dez países latino-americanos.
Estratégia
Oi no interior paulista
A operadora de telefonia Oi quer reforçar sua presença no interior paulista. Para isso, a companhia está lançando seu maior investimento em mídia na região. A campanha engloba 29 painéis, 170 outdoors e mais de 600 mesas adesivadas em cidades como Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Franca e Araçatuba.
Campanha
Discriminação ou bom humor?
A nova propaganda da Schincariol gerou controvérsia e foi retirada do ar pela própria cervejaria. Na campanha, a empresa de Itu, no interior de São Paulo, comprada pela japonesa Kirin, apresenta um travesti que é confundido com uma mulher por um dos marmanjos de uma festa de São João. A turma de amigos cai no riso por conta do engano. Quem não achou graça nenhuma da piada foi a Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Travestis e Transexuais, que pediu que a campanha saísse do ar.
Bate-papo
Paulo Leal, superintendente comercial e de marketing da RedeTV! O executivo comenta sua contratação no momento de mudança da grade da emissora:
Como está a situação da RedeTV!?
Enfrentamos alguns problemas nos últimos dois meses, mas agora estamos fazendo a reestruturação das despesas e realocando os investimentos. A saída do Pânico na TV desonerou os custos e permitiu o lançamento de cinco novos programas. Antes, o programa ficava com 50% do valor arrecadado com os patrocínios. Agora a receita vem toda para a emissora.
Mas não houve perda de anunciantes?
Temos 547 marcas anunciando conosco. O Saturday Night Live, do Rafinha Bastos, estreou com todas as cotas vendidas. A vantagem da RedeTV! é ter flexibilidade. Os patrocinadores são Skol, Guaraná Antarctica, Nestlé, Hot Pocket Sadia, Sedex e Suzuki. Temos ainda o programa Nestlé Com Você, com produtos da marca.
Esse formato não mistura publicidade com conteúdo editorial?
Não. É preciso ser relevante do ponto de vista de conteúdo. Hoje, o consumidor se identifica mais com uma marca que tenha autenticidade.